Institucional

Maioria das bibliotecas mantém agendamento para empréstimo e devolução de livros

Unidades seguem rigorosamente os protocolos de biossegurança e reforçam o atendimento por e-mail para tirar dúvidas sobre livros eletrônicos e receber outras demandas

Prédio da Biblioteca Universitária, no campus Pampulha:
Prédio da Biblioteca Universitária: unidades do Sistema continuam atendendo remotamenteFoca Lisboa | UFMG

O Sistema de Bibliotecas da UFMG iniciou, no início do trimestre passado, o serviço de agendamento de empréstimo e devolução de livros. Devido ao agravamento da pandemia de covid-19 em Minas Gerais, algumas unidades – como o campus Saúde e a Fafich – decidiram suspender esse serviço temporariamente em suas respectivas bibliotecas, mas continuam atendendo de forma remota. As demais unidades que continuam agendando empréstimos e devoluções seguem rigorosamente todos os protocolos de biossegurança.

“A nossa orientação é tentar manter os atendimentos de forma agendada na maioria das bibliotecas. E mesmo aquelas que suspenderem esses serviços temporariamente continuarão a atender solicitações emergenciais. Nesse caso, o usuário deverá entrar em contato com a biblioteca da sua unidade por e-mail explicando a urgência da demanda”, afirma a vice-diretora da Biblioteca Universitária, Sindier Antonia Alves.

Sindier destaca, ainda, a preparação feita pelo Sistema de Bibliotecas para se adaptar às exigências do ensino remoto emergencial, como o investimento superior a R$ 2 milhões na assinatura de plataformas multidisciplinares de e-books. Ela enfatiza que todos os estudantes da graduação regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas já podem acessar as plataformas Proquest, Pearson e Minha Biblioteca, via catálogo on-line. E acrescenta que, para os estudantes do Coltec e do Centro Pedagógico, foi assinada a plataforma Árvore de livros, cujo conteúdo literário e jornalístico também pode ser acessado pelos demais integrantes da comunidade acadêmica mediante envio de e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br solicitando login e senha de acesso.

“Todos os funcionários do Sistema de Bibliotecas que trabalham no setor de referência passaram por treinamento no uso de todas as funcionalidades das plataformas e estão aptos a dirimir as dúvidas dos usuários. Para tanto, é necessário entrar em contato com as bibliotecas exclusivamente via e-mail da chefia ou da referência informados no site da Biblioteca Universitária”, esclarece Sindier. Por esses mesmos e-mails, é possível se informar sobre a situação de atendimento das bibliotecas e os procedimentos para agendamento de empréstimo e devolução. Os bibliotecários têm até dois dias úteis para responder às solicitações, e os usuários devem aguardar a confirmação do agendamento antes de se dirigirem às bibliotecas.

Solicitação de empréstimo
Para solicitar o empréstimo, é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título da obra, aparecerá, no canto inferior direito da tela, a opção Solicitação de empréstimo. Ao clicar nela, o usuário deverá registrar sua senha (aquela utilizada nas bibliotecas) e fornecer os dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso, é só clicar e confirmar. A biblioteca será notificada sobre o pedido e entrará em contato via e-mail ou telefone para marcar a data e o horário de retirada do empréstimo.

Renovação
Os itens emprestados continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar um e-mail para a biblioteca e confirmar se ela já está apta a receber a devolução. Assim que forem devolvidas, as obras serão colocadas em quarentena durante sete dias antes de serem disponibilizadas novamente para empréstimo.

Escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados, e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução ou do empréstimo previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

Carla Pedrosa / jornalista da Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas