Arte e Cultura

Mais de 20 eventos encerram atividades complementares em 2018

Praça de Serviços recebe, nesta terça, show de viola e apresentação de dança afro

Júnia Bertolino:
Júnia Bertolino: corporeidades afro-brasileirasMarina de Morais

O incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, eleições, energias renováveis, conversas sobre resultados de pesquisas e formação de professores estão entre os destaques da última edição das Atividades Acadêmicas Complementares em 2018, que são destinadas sobretudo aos alunos dos cursos de graduação. Os eventos  serão realizados na noite desta terça-feira, dia 2, nos campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte, e em Montes Claros.

programação preliminar prevê 24 atividades, porém outros tópicos ainda poderão ser adicionados até terça-feira. Para receber certificado, os alunos precisam se inscrever no sistema e assinar lista de presença.

Viola e dança afro
Um das atrações é o encontro semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, marcado para 17h30. Os professores da formação, Quincas da Viola e Júnia Bertolino, vão se apresentar na Praça de Serviços. Haverá distribuição de passaportes culturais, que podem ser usados para abater créditos na formação.

Violeiro, cantor e compositor, Quincas da Viola ministra, neste semestre, a disciplina Viola, folia e tambor pela Formação Transversal. Com mais de 30 anos de carreira, ele é o líder do Trio Trem De Minas. O repertório do show desta terça-feira contará com músicas de raiz e regionais. Quincas da Viola abriu a temporada do Quarta Doze e Trinta em 2017. Vídeo produzido pela TV UFMG aborda sua trajetória e registra trecho do show.

Na sequência, a bailarina Júnia Bertolino fará uma apresentação de dança afro, na qual dialoga com a disciplina Corporeidades afro-brasileiras e africanas como resistência poética e política que ela ministra na formação. Júnia é jornalista e pós-graduada em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, além de bacharela e licenciada em Antropologia pela UFMG. Ela também é capoeirista, arte-educadora, diretora e coreógrafa da Cia Baobá Minas.

Neste ano, Júnia Bertolino ministrou oficina no Festival de Verão e se apresentou na cerimônia de encerramento do evento. Trecho da performance foi registrado pela TV UFMG.

A Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos começou no segundo semestre de 2016, seguindo a proposta de integrar disciplinas que atravessam vários âmbitos da experimentação, criação e discussão no campo das artes e da cultura.

Mais informações sobre as Atividades Acadêmicas Curriculares podem ser solicitadas pelo e-mail eventos@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-6472 e 3409-4562.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd