Notícias Externas

BH registra saldo migratório negativo

Plataforma lançada pela Fundação João Pinheiro mostra que quase 100 mil pessoas deixaram a capital mineira

Segundo a plataforma da Fundação João Pinheiro, quase 40% da população que residia em BH em 2010 já tinha vivenciado alguma experiência migratória.
Segundo a plataforma da Fundação João Pinheiro, quase 40% da população que residia em BH em 2010 já tinha vivenciado alguma experiência migratóriaClesio Giovani I PBH

Em um Brasil onde nascem cada vez menos crianças e que, por isso, o ritmo de crescimento da população fica mais lento, é fundamental compreender os movimentos de emigração e imigração. São esses movimentos que determinam o crescimento populacional de um município. Por isso, a plataforma on-line lançada hoje pela Fundação João Pinheiro traz informações detalhadas sobre as correntes migratórias em todos os mais de 5 mil municípios brasileiros. 

A plataforma mostra, por exemplo, que cerca de 37% da população que residia em Belo Horizonte em 2010 já tinha vivenciado alguma experiência migratória. Ou já tinham saído de BH em algum momento da vida ou eram naturais de outros municípios e estados e escolheram Belo Horizonte para viver. Fazendo as contas, em 2010, a capital mineira apresentou saldo migratório negativo de quase 100 mil pessoas, o que significa que saiu mais gente do que entrou no município.  

ouca-a-reportagem-de-alicianne-gonçalves-15-12-2017.mp3

Na Plataforma, além de acessar o Perfil Migratório de cada Município, é possível, a partir de uma ferramenta de georeferência, mapear as correntes migratórias em todo o território nacional e, inclusive, elaborar mapas temáticos. O acesso à plataforma é gratuito. Mais informações no site da Fundação João Pinheiro