Notícias Externas

Pint of Science movimenta bares de BH até quarta-feira

Capital terá 15 painéis em bares e restaurantes

BH recebe 15 painéis em bares e restaurantes da cidade
Pint of Science leva a ciência para bares e restaurantes Foto: Divulgação/Pint of Science

Sabe aquela famosa expressão "filósofo de bar", usada para as acaloradas discussões que se dão entre amigos pelos bares da cidade? Em 2012, um grupo de pesquisadores britânicos decidiu inovar ao criar o "cientista de bar", que trocava os laboratórios por pubs de Londres, para falar sobre suas pesquisas fora dos portões da universidade. 

Assim nasceu o Pint of Science, que significa, literalmente, "dose de ciência". A ideia é levar cientistas e pesquisadores a bares e restaurantes, para aproximar a ciência da sociedade, de forma descontraída. 

Hoje, o Pint of Science é realizado ao redor do mundo, inclusive em Belo Horizonte e em mais 84 cidades do Brasil. O festival começa por aqui nesta segunda-feira e segue até quarta, dia 22, com debates espalhados por bares e restaurantes de BH. 

Uma das discussões que ocorrem hoje, às 19h30, no Edifício Maletta, é sobre um assunto bastante atual: o mal-estar nos ambientes de trabalho. O tema será abordado pelos professores Anderson Sant'anna e Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Os dois irão discutir como a hipermodernidade, período em que vivemos hoje, caracterizado pelo avanço tecnológico e o discurso permanente de urgência, afetam as relações entre indivíduos, seu trabalho e as organizações onde atuam.

A professora Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães concedeu entrevista ao programa Conexões. 

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

O painel Mal estar no trabalho: dilemas, incertezas e alternativas será hoje, às 19h30, na Cantina do Lucas, que fica no térreo do Edifício Maletta (Avenida Augusto de Lima, número 233, Loja 18/19, Centro).  

Doze professores da UFMG estão entre os convidados do Pint of Science em Belo Horizonte

Confira a programação completa do Pint of Science