Notícias Externas

Manifestantes realizam ato pela legalização do aborto em BH

Atos nesta sexta-feira acontecem simultaneamente em outras capitais do país

Manifestações no Brasil foram inspiradas na
Manifestações no Brasil foram inspiradas na "Onda Verde" pela legalização do aborto na Argentina, aprovada pela câmara dos deputados no dia 14 de junho. Foto: Prensa Obrera/Wikimedia Commons

No dia 14 de junho,  foi aprovado na Câmara dos Deputados argentina o projeto de lei que anuncia uma decisão inédita do Congresso Nacional – a possibilidade de descriminalizar o aborto até as primeiras 14 semanas de gravidez. Foram 129 votos a 125. Se aprovada como lei, nenhuma mulher mais poderá ser presa por interromper uma gestação. No Brasil, o aborto é considerado crime contra a vida humana pelo Código Penal Brasileiro, que prevê detenção de um a três anos para a gestante que o provocar ou consentir que outro o provoque. Seguindo o exemplo Argentino, que vestiu o lenço verde, símbolo do sim à vida das mulheres, diversas cidades do Brasil marcaram manifestações pela legalização do aborto para essa sexta-feira, no que ficou conhecido como onda verde, descrito na proposta como “igualdade real de oportunidades”. 

Uma das articuladoras do ato pela legalização do aborto em BH, Junia Guedes Machado, conversou com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nessa quinta-feira, 21.

Ouça a conversa com Gabriela Sorice.

Entre as cidades confirmadas na série de atos pela legalização do aborto no Brasil estão Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina, Maceió e Porto Alegre. Em Belo Horizonte, o ato será nesta sexta-feira, 22, e a concentração está marcada para às 17h30, na Praça da Liberdade. Outras informações no evento do facebook “Nossa hora de legalizar o aborto - BH”.