Coberturas especiais

Manipulação do comportamento do usuário na Internet é tema da Redação Enem 2018

Pelas redes sociais, muitos candidatos disseram ter abordado fake news nas redações

Os candidatos ao Enem 2018 precisaram elaborar um texto dissertativo argumentativo sobre “a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Com cada vez mais brasileiros tendo acesso à grande rede - cerca 116 milhões, segundo ultima pesquisa do IBGE - o assunto ganha relevância diante dos casos de uso indevido de dados pessoais por empresas, por exemplo, para direcionamento de conteúdos. 

O professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Virgílio Almeida avalia que o tema se insere no contexto de acontecimentos recentes que podem ter motivado a escolha pelo assunto.

Para o professor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Carlos Afonso Souza,  diretor do Instituto de Tecnologia e sociedade do Rio de Janeiro, o tema chama a atenção para o fato de que o Brasil não conta ainda com uma cultura de proteção da privacidade no ambiente digital.

Muitos estudantes passaram a relacionar o tema proposto com fake news. Para Carlos Afonso, a palavra “manipulação” oferecia margem para que o candidato também pudesse discorrer sobre notícias falsas.

O professor Virgílio Almeida da UFMG também acredita que dentro da proposta de redação sugerida, o candidato poderia abordar as fake news, desde que tenha construído um argumento que relacione  bem as ideias e explore os últimos acontecimentos. 

A UFMG Educativa também conversou com estudantes para saber sobre as impressões em relação ao tema da redação deste ano.  

Ouça a reportagem de Pablo Nogueira