Manual esclarece dúvidas sobre as novas Normas Gerais da Graduação

Guia trata de aspectos como matrícula, trancamento e desempenho acadêmico

Registro de calouros do primeiro período deste ano
Registro de calouros do primeiro período deste ano Foca Lisboa / UFMG

Procedimentos, oportunidades, direitos e regras que fazem parte da rotina acadêmica dos alunos da UFMG estão reunidos no manual Normas Gerais da Graduação, disponível na página Vida Acadêmica. Esse material, produzido pela Pró-reitoria de Graduação e dividido em oito tópicos, busca esclarecer as principais dúvidas do discente em seu percurso curricular.

Na aba Apresentação, estão resumidas as informações sobre as Normas Gerais de Graduação (NGG), que vigoram desde o início deste ano, e que são responsáveis por regulamentar e fornecer as diretrizes dos cursos de graduação.

Um conjunto de respostas sobre as principais resoluções de que as Normas tratam é apresentado no tópico Questões gerais. Também estão em evidência as regulamentações que entraram em vigor para os alunos que ingressaram no primeiro semestre deste ano, de acordo com a Resolução 11/2018, de 7 de agosto de 2018, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

No campo Desempenho acadêmico e integralização do percurso curricular, o graduando poderá encontrar informações sobre questões que atravessam seu percurso curricular, como aproveitamento escolar, assiduidade, abono de faltas, tempo de integralização curricular, aplicação de exame especial e pontuação de atividades avaliativas.

Habilitação em bacharelado ou em licenciatura, reopção de curso, mudança de turno, continuidade de estudos, obtenção de novo título, transferência externa (entre universidades) e reingresso após desistência são algumas das questões esclarecidas na aba Ingresso na UFMG.

Na aba Matrícula, o estudante encontra informações sobre o que deve observar ao formular um requerimento de matrícula e as consequências de não submetê-lo ao Siga no prazo estabelecido pelo calendário da UFMG.

Trancamento de matrícula reúne dados sobre os processos de interrupção das atividades curriculares: trancamento parcial ou total. O estudante terá acesso a esclarecimentos sobre o número máximo de trancamentos permitidos, os procedimentos a seguir em cada modalidade de interrupção, indeferimento de pedidos e justificativas.

Desligamento automático traz informações sobre os critérios que levam ao desvinculamento definitivo da Universidade. Mudanças previstas pela nova regulamentação para os estudantes que ingressaram neste ano também são abordadas nesse tópico.

No último tópico, Estrutura curricular, estão disponíveis as alterações previstas pela última regulamentação e outras informações essenciais sobre o percurso de graduação discente.

A edição 2049 do Boletim UFMG, de 11 de março deste ano, trouxe uma abordagem resumida dos processos de matrícula, trancamento, exame especial e desligamento automático.