Mapa da cultura: UFMG fará levantamento de agentes e atividades da área

Para aperfeiçoar políticas culturais da Universidade, a DAC disponibiliza formulário para ser preenchido por membros da comunidade acadêmica

Piquenique indígena realizado no 44º Festival de Inverno UFMG
Piquenique indígena realizado no 44º Festival de Inverno UFMG Luiza Bongir | UFMG

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) iniciou nesta segunda, 24, um amplo mapeamento cultural da Universidade, processo que vai seguir pelo próximos meses. O projeto foi apresentado pela primeira vez durante o 15º Festival de Verão da UFMG. O objetivo é identificar os programas, projetos, ações, espaços e agentes ligados ao campo da cultura.

As informações serão recolhidas por meio de um questionário online que pode ser respondido por todos os membros da comunidade acadêmica, entre alunos da Graduação e Pós-Graduação, professores, técnico-administrativos e terceirizados. Todo o processo de mapeamento subsidiará a construção de novas políticas culturais para UFMG.

A iniciativa também envolve um ciclo de fóruns, com 13 encontros virtuais no período de junho a setembro deste ano. Entre os temas a serem discutidos estão a transversalidade da cultura no projeto acadêmico, os saberes tradicionais e a pluralidade epistemológica na academia, a presença da cultura nos projetos de inovação e pesquisa, assim como a cooperação institucional nos âmbitos local, nacional e internacional.

Quem detalhou esse processo de mapeamento cultural da Universidade ao programa Conexões desta segunda, 24, foi a coordenadora de Políticas Culturais da Diretoria de Ação Cultural da UFMG e uma das pesquisadoras do projeto, Thobila Costa. Na conversa, ela destacou a importância do conceito de cultura e ressaltou que a instituição tem uma política cultural estruturada que perpassa ensino, pesquisa e extensão.

A pesquisadora orientou como os membros da comunidade podem fazer o preenchimento do formulário e pontuou o papel da iniciativa. “É um projeto que para nós é muito caro. É muito importante para a Universidade se conhecer ainda mais. Ela é múltipla e diversa, então nós queremos conhecer vocês. Se vocês puderem e se interessarem, entrem em contato conosco e respondam o questionário”, convidou.

Todas as informações do projeto estão reunidas na página Mapa da Cultura UFMG, onde pode ser encontrado o formulário para membros da comunidade acadêmica. A programação completa do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura também está no site, no qual é possível se inscrever para os debates. O primeiro está marcado para 10 de junho, com o tema Cooperação interinstitucional.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas