Ensino

Márcio Seligmann-Silva ministra aula de abertura da pós-graduação em Estudos Literários

Em sua conferência, professor da Unicamp vai falar sobre tradução

Márcio Seligmann-Silva, professor de teoria literária na Unicamp
Márcio Seligmann-Silva é professor de teoria literária na Unicamp Foto: Divulgação

O Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG realiza nesta segunda-feira, 19, às 14h, a sua aula inaugural do semestre. Márcio Seligmann-Silva, professor do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (Unicamp), vem à UFMG para ministrar a conferência Traduzir diferenças: críticas e paradoxos.

Conforme Seligmann-Silva explica na ementa de sua atividade, “a proposta da aula é mostrar como podemos ver na tradução e na história da sua teoria importantes modelos que possibilitam desconstruir, de modo crítico e criativo, o paradigma fundamentalista que tem marcado nossos atuais confrontos culturais”.

Na atividade, o professor vai abordar a obra de autores como Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Walter Benjamin, Vilém Flusser e Haroldo de Campos.

Márcio Seligmann-Silva é graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin (1996). Entre outros livros, escreveu Ler o livro do Mundo. Walter Benjamin: romantismo e crítica poética  (Fapesp, 1999), vencedor do Prêmio Mario de Andrade de Ensaio Literário da Biblioteca Nacional, Adorno (PubliFolha, 2003), O Local da Diferença. Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução (Editora 34, 2005), com o qual venceu o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária, em 2006, e A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno (Civilização Brasileira, 2009).

Aberta ao público, a aula será ministrada no auditório 1007 da Faculdade de Letras. Informações podem ser obtidas pelo e-mail poslit@letras.ufmg.br.