Pessoas

CNPq concede a Marcos Pinotti título de Pesquisador Emérito, ‘in memoriam’

Vinculado à Escola de Engenharia, Pinotti morreu em janeiro de 2016; Carlos Alberto Filgueiras, da Química, também é homenageado

Pinotti:
Pinotti: bioengenharia e neurovisãoFoca Lisboa / UFMG

O professor Marcos Pinotti Barbosa será homenageado com o título de Pesquisador Emérito (in memoriam) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2019. Pinotti, que ingressou na Escola de Engenharia da UFMG em 1999, morreu em 21 de janeiro de 2016.

Pinotti é um dos dez agraciados neste ano. A UFMG aparece na lista também com o professor emérito Carlos Alberto Filgueiras, do Departamento de Química.

Uma das principais referências da Universidade nas áreas de empreendedorismo tecnológico e inovação, Marcos Pinotti coordenava o Laboratório de Bioengenharia (Lab-Bio), dedicado às áreas de engenharia cardiovascular, biofotônica, tecnologia assistiva, biomimética, medicina regenerativa e biomecânica, e o Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan), especializado em neurociências, visão neural, processos de cognição e tecnologia da informação aplicada a neurociências.

Pinotti era graduado, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Como professor da UFMG, recebeu, em 2013, o Prêmio Fundep – principal distinção conferida na Universidade aos seus pesquisadores – na área de Tecnologias. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Marcos Pinotti foi Fellow da International Union of the Societies of Biomateriais Sciences and Engineering e do Copenhagen Institute for Future Studies. Presidiu a Sociedade Latino-americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos, foi secretário da Associação Brasileira de Engenharia e Ciência Mecânica (ABCM) e membro do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), como representante do reitor da UFMG. Em 2010, participou a convite da Eisenhower Fellowship (EUA) do Programa Multination 2010, o que propiciou estreitar relações com agências do governo norte-americano e as principais universidades sobre o tema de inovação.

Os outros agraciados pelo CNPq são David Sérgio Kupfer (Economia, UFRJ), Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera (Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório), Elisaldo Luiz de Araujo Carlin (Medicina, Unifesp), José de Souza Martins (Ciências Sociais, USP), Maria Irene Baggio de Moraes Fernandes (Genética; Embrapa e UFRGS), Nilza Eigenheer Bertoni (Matemática, UnB), Rogerio Meneghini (Química) e Nelson Pereira dos Santos (Cinema, UFF, in memoriam)

O CNPq confere, também neste ano, Menções Especiais de Agradecimento à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações de 2016 a 2018, Marco Antonio Raupp (Matemática, USP), ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2012 a 2014, e Maria Cecília de Souza Minayo (Ciências Sociais, Fiocruz).

A cerimônia de entrega dos títulos será realizada em maio.