Saúde

Máscaras funcionam, mas precisam ser usadas corretamente

Professores da Faculdade de Medicina analisam e mostram diferenças entre essas peças de proteção contra o coronavírus

Uso de máscaras é uma das medidas para evitar a covid-19
Uso de máscaras deve ser combinado com outras medidas de proteçãoFoto: Paula Fróes | GOVBA / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

O uso de máscaras de forma massificada é medida fundamental para a contenção da transmissão do Sars-CoV-2, causador da covid-19. Estudos comprovam sua eficácia, mas a proteção, isoladamente, não é suficiente para impedir a disseminação do novo coronavírus. Ela deve estar associada a outras atitudes, como distanciamento social e higienização das mãos.

No início deste ano, países como Alemanha, Áustria e França passaram a recomendar ou exigir o uso de respiradores FFP2 ou N95, para enfrentar as variantes mais transmissíveis do coronavírus, pondo em xeque a eficiência das máscaras de pano. 

Em entrevista nesta semana ao Programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o infectologista Geraldo Cury, da Faculdade de Medicina, abordou aspectos relacionados ao uso de máscaras.  

Ouça a conversa com Luíza Glória

O professor Vandack Nobre, da Faculdade de  Medicina, também falou sobre o uso da proteção em vídeo produzido pelas Redes Sociais da UFMG:

Produção de Flora Quaresma, sob orientação de Luíza Glória