Semana do Conhecimento

Matemática é tema de conferências de abertura da Semana

Escritor Jacques Fux defenderá diálogo com a literatura, e professor Bernardo Lima vai discorrer sobre modelo que propõe problemas de fácil compreensão

Bernardo Lima:
Bernardo Lima: problemas em abertoFoca Lisboa / UFMG

Matemática, diversidade, conhecimento, tema da 26ª edição da Semana do Conhecimento, será abordado na abertura do evento, nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 9h, no auditório da Reitoria.

O escritor Jacques Fux vai falar sobre Literatura e matemática em diálogo. Com formação em matemática, Fux lembra que os primeiros pensadores eram versados nos diferentes campos do saber “veredas que, até então, não se bifurcavam”. Ele vai propor uma viagem pelo mundo das letras e dos números, da literatura comparada e das ficções e invenções de Jorge Luis Borges, Georges Perec, Ítalo Calvino e outros escritores, matemáticos, poetas e sonhadores. A tese de doutorado de Fux, defendida em 2010, sugere que o conhecimento matemático pode ajudar na fruição da leitura de obras como Livro de areia (Borges) e Vida – modo de usar (Perec). Ele também falou sobre o tema à reportagem da TV UFMG:

Em seguida, o professor Bernardo Lima, do Departamento de Matemática, fará a conferência Percolação: problemas fáceis de enunciar e difíceis de resolver!. Segundo ele, o modelo probabilístico de percolação surgiu como possível aplicação da probabilidade no mundo real e hoje é um dos mais estudados nas áreas de probabilidade e mecânica estatística. “Um dos grandes atrativos deste campo é a capacidade de, com quase nenhuma preparação, enunciar problemas simples de ser compreendidos por leigos em Matemática, mas cuja resposta está em aberto até os dias atuais”, explica Lima.

A 26ª edição da Semana do Conhecimento será realizada até sexta-feira, dia 20. Entre outras atividades, sua programação inclui apresentação de cerca de três mil trabalhos, palestras, seminários e conferências em várias unidades, anúncio dos vencedores do Grande Prêmio Teses da UFMG e atrações culturais.