Matrículas na graduação serão realizadas nesta semana

Procedimento poderá ser feito por meio da nova versão do Siga Mobile, que pode ser baixada a partir de hoje

Aplicativo está disponível
Nova versão do aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS Raphaella Dias | UFMG

Estudantes de graduação da UFMG que farão suas matrículas de terça, 10, até sexta-feira, dia 13 de novembro, ganharam um trunfo que deverá tornar o processo muito mais ágil e funcional: a nova versão do aplicativo mobile SiGA UFMG, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), disponível, a partir desta segunda, dia 9, para os sistemas Android e iOS por meio do Google Play e da App Store. O login e a senha requisitados para acessar o Sistema Acadêmico da Graduação são os mesmos da plataforma MinhaUFMG.

Outras funcionalidades disponíveis são consulta a ocorrências, planos de estudos, diários (notas e frequência), documentos autenticáveis e relatórios. Por meio do aplicativo, também é possível gerar o comprovante de matrícula. Notificações são enviadas aos usuários a cada alteração na matrícula, inserção e alteração de notas e faltas e após o lançamento de ocorrências acadêmicas e curriculares.

De acordo com a coordenadora dos Sistemas Acadêmicos da UFMG, Daniele Zárate, nos períodos de matrícula dos cursos de graduação, é comum que o sistema fique sobrecarregado, o que resulta em dificuldades para os alunos. "A expectativa é que a utilização do SiGA na versão mobile diminua a sobrecarga do sistema durante o processo de matrícula”, afirma.

Para isso, a coordenadora alerta para a importância da adesão da comunidade estudantil – especialmente durante a vigência do ensino remoto emergencial – ao aplicativo para que os processos sejam realizados com mais comodidade e agilidade. “O ideal é que a maioria dos alunos utilize a ferramenta”, defende Zárate. Ela projeta que, para o primeiro período letivo de 2021, o requerimento de matrícula dos alunos de pós-graduação também esteja disponível no aplicativo, além de outras funcionalidades.

Avaliação dos professores
Daniele Zárate destaca que todos os alunos da graduação deverão preencher o questionário de avaliação dos professores, já disponível na plataforma MinhaUFMG. O preenchimento é requisito para a efetivação das matrículas no período de 10 a 13 de novembro – tanto para os estudantes que utilizarem a versão web do SiGA (em um computador) quanto para aqueles que recorrerem ao aplicativo. "É recomendável que a comunidade discente conclua esse questionário com a máxima antecedência, para evitar que haja algum impedimento no período da matrícula", enfatiza.