Pesquisa e Inovação

'Medeias argentinas' são tema de palestra das Jornadas de Retórica

Professora da UFRJ associa sofrimento das 'Mães da Praça de Maio' às tragédias de personagens de Sófocles e Eurípides

Obra
'Medeia prestes a matar seus filhos', de Eugène Delacroix (1838) Eugène Delacroix / Domínio Público

O Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação promove, nesta sexta-feira, 25 de maio, a conferência A retórica das medeias latino-americanas. A professora Maria Fernanda Gárbero, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrará a palestra, que é gratuita e prescinde de inscrição prévia. 

Gárbero é autora da tese Las madres de plaza de mayo: à memória do sangue, o legado ao revés, defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em que propõe o estudo das mães de desaparecidos-forçados durante a ditadura argentina (1976-1983) em diálogo com personagens trágicas de Sófocles e Eurípides. 

A atividade, que compõe a programação das Jornadas de Retórica e Argumentação, começa às 10h30, no auditório Professor Baesse, no quarto andar da Fafich, campus Pampulha.

Retórica e interdisciplinaridade
As Jornadas de Retórica e Argumentação têm o objetivo de reunir, periodicamente, estudiosos, docentes e discentes para divulgar trabalhos desenvolvidos na Universidade e em outras instituições em diferentes áreas de conhecimento ligadas à retórica, como filosofia, direito, letras, história e comunicação.

O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação, é coordenado pelas professoras Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, da Fafich, e Helcira Maria Rodrigues de Lima, da Fale. As Jornadas começaram em 2014 e ocorrem mensalmente ao longo do semestre letivo.