Saúde

Medicina debate desafios e conquistas feministas

Seminário será realizado no dia 8, com programação diversificada no campus Saúde

Marlise Matos: violência política contra as mulheres
Marlise Matos: violência política contra as mulheres UFMG Tube

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Faculdade de Medicina promove, na sexta-feira, 8 de março, a partir das 8h, o seminário Mulheres em foco – recortes na contemporaneidade. A programação inclui palestras no Salão Nobre, apresentação cultural, exposições e atividades de promoção do autocuidado em diferentes espaços do campus Saúde. Os interessados em participar devem se inscrever pela internet até momentos antes do evento. Eles receberão certificado de participação.

De acordo com a idealizadora do seminário e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Patrícia Teixeira, o objetivo é descrever os avanços e as lutas das mulheres em relação às violências sofridas no cotidiano. Palestrante no evento, o professor Ulysses Panisset, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, vai discutir como o machismo está enraizado e impacta as ações de cuidado da saúde da mulher.

Muito além da saúde
Patrícia Teixeira lembra que as formas de violência e as lutas feministas vão além da saúde. Por isso, o seminário reunirá especialistas das áreas de ciências humanas e artes. A professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem), abordará a cultura que põe as mulheres em condição de subordinação. “Mas, além disso, vou tratar de uma violência que não temos discutido na sociedade brasileira: a violência política exercida contra as mulheres”, antecipa.

Segundo Marlise, é necessário mudar o atual panorama de representações políticas para a construção da autonomia e garantia do direito das mulheres. “Se não temos mulheres proativas, defensoras dos nossos direitos, não há legislação que nos proteja. Existe um circuito em que os homens legislam sobre as mulheres, seus corpos e seus direitos. A violência política sofrida pelas mulheres acaba sustentando o processo de dominação pelos homens”, acrescenta.

Programação
O Seminário Mulheres em foco – recortes na contemporaneidade é promovido pelos departamentos de Ginecologia e Obstetrícia e de Medicina Preventiva e Social e pelo Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB).  

As palestras abordarão temas como machismo cultural, autonomia política, perspectiva do aborto legal, serviços de atenção às vítimas de violência sexual, resistência e luta das mulheres negras, representatividade da mulher no âmbito da Faculdade de Medicina e o papel ético da Universidade.

Além das palestras, haverá apresentação cultural e ações fora do Salão Nobre. Nos televisores do Corredor da Memória, por exemplo, será exibida a história do Dia Internacional da Mulher. No hall da Faculdade, o público poderá acompanhar um recorte da exposição Mulheres cabulosas da história, que retrata, por meio de fotos, a vida inspiradora de mulheres revolucionárias. O Instituto Jenny de Andrade Faria sediará ações como massoterapia, maquiagem, auriculoterapia e reiki.

Durante todo o evento, produtos de higiene pessoal serão recolhidos para serem doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Participantes do projeto Projeto Para Elas vão expor e vender bijuterias.

Veja a programação.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina