Notícias Externas

Mercado Central de BH comemora 90 anos neste sábado

Local é o ponto turístico mais visitado da capital mineira, segundo a Belotur

Vista aérea do Mercado Central, em Belo Horizonte
Vista aérea do Mercado Central, em Belo Horizonte Reprodução / Facebook Mercado Central de Belo Horizonte

Neste sábado, 7 de setembro, um dos maiores pontos turísticos de Belo Horizonte completa 90 anos de existência. Na verdade, o Mercado Central é o ponto mais visitado da capital mineira, segundo a Belotur. Dentro dele, é possível encontrar os elementos mais marcantes da cultura mineira, que vão desde especiarias gastronômicas até produtos artesanais.

Para quem visita a cidade e quer levar uma lembrança para casa, o Mercado é parada obrigatória. Além disso, o fígado acebolado com jiló é uma das especialidades dos bares localizados dentro do espaço.

Ao todo, são 400 lojas espalhadas pelos 22 mil metros quadrados. A maioria delas são negócios familiares, passados de geração em geração.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a filósofa, pedagoga e escritora Maria de Lourdes Caldas Gouveia, autora da série de livros Matéria da memória – A cidade e seus símbolos, que explora lugares históricos da capital mineira, falou sobre a importância do Mercado Central. A entrevista foi ao ar nesta sexta-feira, 6.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael