Formas de Ingresso

Mestrado e doutorado em Economia da UFMG selecionam candidatos

São oferecidas 39 vagas nos dois níveis, sendo quatro por meio de edital suplementar para pessoas indígenas e com deficiência

Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha, sedia a pós-graduação em Economia da UFMG
Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha, sedia a pós-graduação em Economia da UFMG Foca Lisboa | UFMG

O Programa de Pós-graduação em Economia da UFMG está com inscrições abertas para seus dois cursos. A seleção é regida por edital que estipula 20 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado, com entrada no primeiro semestre letivo de 2023. As inscrições para o mestrado seguem até 19 de agosto. Para o doutorado, o prazo é maior e se estende até 9 de setembro.  

O processo de seleção do curso de mestrado está a cargo da Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec): o candidato deve se inscrever para o exame aplicado pela associação. O programa e a bibliografia das provas podem ser consultados no portal da Anpec, onde também deverá ser feita a inscrição. 

A seleção para o doutorado exige inscrição por meio de formulário no site do Programa de Pós-graduação em Economia. O candidato também deverá anexar os documentos listados no item 3.3 do edital da seleção. Para esse processo, a taxa de inscrição é de R$ 188,94. A seleção inclui a avaliação da proposta fundamentada de pesquisa dos candidatos, a arguição oral sobre a mesma proposta e a avaliação da carta de apresentação das candidaturas.

Conforme previsto na Resolução 02/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, há reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros: quatro no mestrado e três no doutorado. Também haverá processo seletivo de candidatos indígenas e de pessoas com deficiência (uma vaga nos cursos para cada um dos dois grupos), conforme edital suplementar.

Áreas de concentração
Criado em 1968, o Programa de Pós-graduação em Economia da UFMG – vinculado ao Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) – abriga os cursos de mestrado e doutorado. O primeiro apresenta uma área de concentração, denominada Economia, e o segundo contempla três áreas: Economia Aplicada; Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento; História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico.

Na área de concentração Economia Aplicada, estão incluídos os conteúdos de microeconomia e macroeconomia aplicada. A de Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento contempla questões dos campos da economia regional, da economia urbana e do desenvolvimento econômico. A área História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico trata, de forma ampla, dos conteúdos da história econômica, da economia política e da história do pensamento econômico.