Formas de Ingresso

Mestrado e doutorado em Enfermagem selecionam candidatos para três linhas de pesquisa

Sessenta e duas vagas são ofertadas por meio de editais regular e suplementar

Há mais de 87 anos, a escola de Enfermagem da UFMG é responsável pela formação de profissionais para vários campos da saúde pública
Prédio da Escola de Enfermagem no campus SaúdeArquivo Escola de Enfermagem

Estão abertas, até 1º de março de 2021, as inscrições de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem, com ingresso no primeiro semestre letivo deste ano.

Dois editais regem o processo seletivo: o regular oferece 38 vagas para o mestrado, que serão distribuídas entre três linhas de pesquisa: Cuidar em saúde, Saúde coletiva (ambas com 12 vagas para ampla concorrência e três vagas para candidatos negros) e Gestão e educação na saúde, com oito vagas, duas delas destinadas a inscritos que se autodeclararem negros.

No doutorado serão disponibilizadas 20 vagas, distribuídas entre as mesmas linhas de pesquisa. As áreas Cuidar em saúde e Saúde coletiva terão o mesmo número de vagas para ampla concorrência (sete), diferenciando-se apenas na quantidade de vagas para candidatos negros (uma e duas, respectivamente). A área de pesquisa Gestão e educação na saúde, por sua vez, oferece três vagas, uma delas a candidatos negros.

Aberto a estudantes indígenas ou pessoas com deficiência, o edital suplementar disponibiliza quatro vagas, que serão divididas igualmente entre os cursos e grupos de candidatos.

Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário na página do processo seletivo e submeter os documentos requisitados em formato PDF. O valor da taxa de inscrição é de R$172,35. Candidatos em situação socioeconômica desfavorável poderão solicitar isenção.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: análise de currículo lattes, de 9 a 15 de março, análise do pré-projeto de pesquisa e arguição oral, no período de 22 a 29 de março.