Ensino

Mestrado em Ciências Técnicas e Nucleares oferece 13 vagas remanescentes

Aplicações das radiações no meio ambiente e na medicina estão entre as linhas de pesquisa do curso, que recebe inscrições até o dia 24

Pátio interno da Escola de Engenharia, sede do curso
Pátio interno da Escola de Engenharia, sede do curso Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 24 de agosto, as inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de vagas remanescentes no mestrado em Ciências Técnicas e Nucleares da Escola de Engenharia. Os interessados podem consultar o edital no site do programa, onde também se encontram a ficha de inscrição, o formulário complementar e o cronograma. 

Serão oferecidas 13 vagas, duas delas reservadas a candidatos autodeclarados negros. No edital, consta a documentação obrigatória, que deve ser digitalizada, gravada em formato PDF e enviada para o e-mail poscctn@nuclear.ufmg.br, durante o período de vigência das inscrições. 

Os interessados devem preencher ficha de inscrição e um formulário complementar, declarando se concorrerão na modalidade de reserva de vagas ou como portadores de alguma deficiência. No mesmo documento, também devem indicar a área de concentração e a linha de pesquisa pretendida. 

Ciências das radiações
O mestrado em Ciências Técnicas e Nucleares contempla a área de concentração em ciências das radiações, que abrange as seguintes linhas de pesquisa: aplicação das radiações ao meio ambiente, dosimetria, radioproteção e instrumentação nuclear, e aplicações das radiações à biomédica. Na área de engenharia nuclear e da energia, as duas linhas de pesquisa são tecnologia de reatores e ciclos do combustível nuclear e avaliação tecnológica, socioeconômica e ambiental de sistemas energéticos.

A prova, on-line, deverá ser aplicada no dia 7 de setembro, às 13h30 (horário oficial de Brasília). Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail poscctn@nuclear.ufmg.br.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG sobre os benefícios da energia nuclear.