Arte e Cultura

MG recebe encontros sobre democratização das artes e da cultura

Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais busca traçar diagnósticos e pensar propostas para otimizar a produção cultural, em diálogo com setores público e privado

O ator Odilon Wagner, em primeiro plano, ao lado artistas de artistas e produtores culturais, durante leitura do Manifesto contra MP que retira recursos da cultura, educação e esportes, em São Paulo
O ator Odilon Wagner, em primeiro plano, ao lado de artistas e produtores culturais, durante leitura do Manifesto contra MP que retira recursos da cultura, educação e esportes, em São Paulo Foto: Divulgação/Facebook

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (FBDC) promove uma série de encontros nesta terça e na quarta-feira, em Belo Horizonte e em Brumadinho, na Região Metropolitana, voltadas para a todos interessados que atuam no campo da cultura. A ideia é traçar diagnósticos e pensar propostas para otimizar a produção cultural, em diálogo com os setores público e privado. 

Fundado em junho de 2016, o Fórum é um movimento voluntário, suprapartidário, multissetorial e colaborativo, composto por 180 integrantes, dentre instituições, empresas e gestores do setor cultural, distribuídos por todo o território nacional, com o objetivo de fortalecer o segmento, propor ações e políticas públicas e proporcionar a democratização das artes e da cultura brasileira. 

O FBDC promove encontros, periodicamente, com o objetivo de traçar diagnósticos e pensar propostas para otimizar a produção cultural, em diálogo com os vários setores interessados, tanto público como privado.

O ator Odilon Wagner, representante da Associação dos Produtores Teatrais Independentes (APTI) , uma das entidades que compõem o  Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, concedeu entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

Dentro da programação, na tarde desta terça-feira, 25, o escritor português Valter Hugo Mãe fará abertura do seminário O Papel das Artes no Plano de Desenvolvimento da Sociedade Contemporânea. Na quarta-feira, 26, as atividades continuam no Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana, com a participação da educadora Macaé Evaristo. A programação é toda gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas pela internet.