Minas Mundi abre mais de 700 vagas para intercâmbio no exterior

Inscrições encerram-se no próximo dia 2; programa de mobilidade internacional alcança universidades de 32 países

A Universidade Sorbonne, na França, é uma das instituições com vagas para receber estudantes da UFMG.
A Universidade Sorbonne, na França, é uma das instituições com vagas abertasskeeze/Pixabay/CC0 Creative Commons

O programa Minas Mundi da UFMG oferece, para o próximo ano letivo, 710 vagas em universidades de 32 países para os estudantes de graduação que desejam cursar um semestre em mobilidade internacional. As inscrições, que devem ser feitas por meio do minha UFMG, foram abertas nesta quinta-feira, 26, e encerram-se às 23h59 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, 2 de maio.

Para participar do processo de seleção, é preciso cumprir os pré-requisitos previstos no edital publicado pela Diretoria de Relações Internacionais e submeter certificados de proficiência na língua das universidades de interesse, carta de intenções no idioma certificado e vídeo de 1 a 3 minutos também na língua estrangeira. Não há limite de submissão de certificados de proficiência em idiomas estrangeiros.

Estudantes que desejam concorrer a vagas abertas em universidades de países de língua portuguesa deverão apresentar carta e vídeo em português. Para facilitar a compreensão do processo, a DRI publicou vídeo e documento explicativos

A seleção, feita integralmente pela internet, é dividida em duas etapas: na primeira, será realizada análise técnica dos documentos submetidos (certificado de proficiência, histórico curricular e os comprovantes do currículo inseridos pelos candidatos no ato da inscrição). Também serão consideradas a pontuação do RSG e a integralização curricular (carga horária) do candidato. Os candidatos classificados na primeira etapa terão vídeo e a carta de intenções avaliados. Após a classificação, os estudantes serão convocados para escolher a instituição estrangeira na qual farão a mobilidade.

O resultado da primeira etapa será divulgado até 24 de maio, e o da segunda etapa, até 4 de julho, no site da DRI.

Em quatro continentes
As 710 vagas oferecidas pelo Minas Mundi para intercâmbio em 2019 (turmas para o primeiro e segundo semestre letivos) estão distribuídas em 113 instituições de 32 países. São 10 universidades na África, 225 nas Américas do Sul e do Norte, sete na Ásia e 468 na Europa.

Neste vídeo produzido pela TV UFMG, estudantes da Universidade relatam suas experiências de intercâmbio no exterior.