Institucional

Minicursos e palestras compõem programação da Semana do Conhecimento em Montes Claros

Abertas ao público, as atividades serão transmitidas pelo canal do ICA na plataforma YouTube

ICA integra Semana com palestras, minicursos e iniciação científica
ICA integra Semana com palestras, minicursos e iniciação científica Lucas Braga/UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, participa da Semana do Conhecimento UFMG com a apresentação de trabalhos de iniciação científica e a promoção de minicursos e palestras, que serão transmitidos pelo canal da unidade na plataforma YouTube, a partir desta segunda-feira, dia 25 de outubro. As atividades são abertas ao público e exigem inscrição prévia no site do evento para emissão de certificado de participação.

Nesta 30ª edição, a Semana do Conhecimento UFMG, cujo tema é A transversalidade  da ciência para construção de futuros, as palestras ofertadas pelo ICA abordarão aspectos relacionados à perspectiva da pesquisa para o mercado de trabalho, o perfil do profissional pós-contemporâneo, saúde mental e a extensão universitária.   
No dia 25, às 19h, o gerente de marketing e comunicação da BovExo, João Costa Júnior, faz palestra A pesquisa é importante para o mercado de trabalho?, na qual vai abordar como a pesquisa pode auxiliar no desenvolvimento de expertise para o mercado de trabalho na área de Ciências Agrárias. Na terça-feira, 26, às 19h, o tema será Refletindo os afetos e a saúde mental nos espaços acadêmicos, com o professor Cledinaldo Aparecido Dias. Ele vai abordar como as exigências impostas pela academia provocam uma mistura de emoções e afetos, que acabam por perturbar a saúde mental dos estudantes. 
O Profissional pós-contemporâneo e as exigências do mercado para habilidades específicas será tema da palestra ministrada pelo professor Maximiliano Soares Pinto, no dia 27, a partir das 18h30.


Para encerrar a programação da Semana, no dia 28, às 19h, o professor Luiz Carlos Gabriel Filho ministra a palestra O conhecimento acerca dos números numa perspectiva histórica e didática.

Minicursos
Os dois minicursos em oferta são Análise multivariada no software R: Pacote Multivariate Analysis, com o professor de Estatística e Experimentação Agrícola Alcinei Mistico Azevedo (25, a partir das 16h) e A formação em extensão universitária: histórico, contexto e perspectivas, com as professoras Neide de Oliveira e Clívia Possobom (27, às 16h).