Missa de sétimo dia pelo professor Roberto Rettore será neste sábado

Roberto Pucci Rettore foi docente do curso de Engenharia Mecânica de 1961 a 1990

Professor Roberto Pucci Rettore
Professor Roberto Pucci Rettore Arquivo pessoal

Será celebrada neste sábado, 19, às 18h, na Igreja de São Mateus (Rua Joaquim Linhares, 47, bairro Anchieta), missa de sétimo dia em memória do professor Roberto Pucci Rettore, aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica que morreu na noite do último domingo, 13, aos 83 anos. Roberto Rettore deixa a esposa, Cirene Rettore, três filhos e seis netos.

Graduado pela UFMG em 1960, em Engenharia Mecânica e Elétrica, Rettore exerceu atividades acadêmicas e administrativas na Escola de Engenharia, de 1961 a 1990.

Professor adjunto da UFMG, lecionou as disciplinas Elementos da Construção de Máquinas e Tecnologia Mecânica. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Construção de Máquinas e coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

Foi secretário executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), coordenador de energia do Centro de Inovação e Tecnologia (Cetec/MG) e do Núcleo de Apoio Técnico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Liderou curso de aperfeiçoamento na área de Engenharia Mecânica em Milão (Itália). Integrava a Associação dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da Universidade.

O professor Marcos Roberto Moreira Ribeiro (Capi), aposentado do IGC, conta que Rettore integrou com ele comissão multidisciplinar, no final da década de 1980, na gestão do reitor Cid Velloso, para estudos preliminares sobre a viabilidade de criação do curso de agronomia no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.