Lazer e esporte

Seminário no CTE prepara professores de educação física para atuar no esporte paralímpico

Evento, que será realizado neste sábado, dia 6, é abordado em reportagem da TV UFMG

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG será palco, neste sábado, 6 de agosto, do seminário Modalidades paralímpicas, promovido pelo Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.  

Em minicurso, treinadores abordarão os quatro  gêneros esportivos praticados no CTE, que é um centro de referência paralímpico no país: atletismo, natação, halterofilismo e taekwondo.  

O objetivo do evento é capacitar professores de educação física da rede municipal, estadual e privada e estudantes de graduação de Belo Horizonte e da Região Metropolitana para atuar como profissionais ou futuros profissionais em esporte paralímpico. O pré-requisito para o preenchimento das 50 vagas foi a conclusão do curso Movimento paralímpico: fundamentos básicos do esporte.

Em entrevista à TV UFMG, o supervisor Renato Guerreiro, o treinador Carlos Schuchter, a estudante da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG Júlia Malfort e o atleta paralímpico Anderson Coelho destacam a importância da capacitação profissional em modalidades paralímpicas.  


Educação paralímpica
O programa de Educação Paralímpica do CPB tem o objetivo de planejar e desenvolver os cursos para a formação, qualificação e aprimoramento de técnicos, classificadores, árbitros e outros profissionais do universo do esporte paralímpico. A iniciativa também promove cursos de capacitação em modalidades, de introdução ao movimento paralímpico e de uso do esporte como ferramenta de convivência e socialização. 

Movimento paralímpico
O curso Movimento paralímpico: fundamentos básicos do esporte tem conteúdo dividido em seis módulos e carga horária de 46 horas. O objetivo é capacitar professores de Educação Física para ensinar esportes para pessoas com deficiência. Para concluir o curso, o participante terá de ler todo o conteúdo e realizar uma avaliação em 60 dias. O certificado será enviado pela Universidade Federal de Uberlândia.  

Equipe: Soraya Fideles (produção), Márcia Botelho (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)