Saúde

MonitoraCovid UFMG rastreia saúde da comunidade em atividade presencial e semipresencial

Sistema eletrônico possibilita diagnóstico precoce de casos suspeitos ou confirmados da covid-19

Atenta à saúde da comunidade universitária, a UFMG dá mais um passo no enfrentamento do novo coronavírus ao disponibilizar o sistema MonitoraCovid UFMG para professores, alunos, técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados que estão autorizados a desempenhar presencialmente atividades não adaptáveis ao modo remoto.  

A autodeclaração dos sintomas deve ser feita antes do comparecimento aos campi e unidades acadêmicas, via sistema Minha UFMG ou pelo site Coronavirus no Portal UFMG. Em caso confirmado ou suspeito, a pessoa será encaminhada ao Telecovid-19, do sistema do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas, no qual um profissional da saúde emitirá um atestado de afastamento da atividade presencial ou agendará um teste de RT-PCR.   

“O sistema de monitoramento de casos de covid-19 nos ambientes da UFMG viabiliza a construção de indicadores internos que possibilitam acompanhar a segurança das atividades presencial ou semipresencial e instituir as medidas de controle de surtos da doença em toda a Universidade”, destaca a coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus e professora da Faculdade de Medicina da UFMG Cristina Alvim.  

O sistema eletrônico de autoverificação de sintomas foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com o Hospital das Clínicas e com a rede de laboratórios de testagem da covid-19. O Centro de Telesaúde pode ser acessado neste link.  

Equipe: Soraya Fideles (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)