Pesquisa e Inovação

Monitoramento de esgoto mostra tendência de aumento da população infectada em BH

Projeto com participação de pesquisadores da UFMG chega à oitava semana; coleta de amostras abrange bacias de esgotamento sanitário do Onça e do Arrudas

...
Atividade de coleta de amostras em Belo HorizonteAcervo do projeto

Os índices de infecção pelo novo coronavírus em Belo Horizonte e Contagem têm crescido, o que sugere tendência de alta também nas próximas semanas, segundo projeto de monitoramento indireto, por amostras de esgoto, realizado por pesquisadores da UFMG.

As análises em laboratório relativas à oitava semana de trabalho (1 a 5 de junho) detectaram o vírus em 100% das amostras coletadas no sistema de esgotamento sanitário da bacia do Onça (na quinta e sexta semana, foram 80%). No caso do sistema de esgotamento do Arrudas, a presença do novo coronavírus foi constatada em 86% das amostras, contra 71% na sétima semana.

As informações estão no quinto boletim de acompanhamento do projeto-piloto Monitoramento Covid Esgotos, divulgado nesta sexta, 12. A iniciativa é da Agência Nacional de Águas (ANA) e do INCT Estações de Tratamento de Esgoto Sustentáveis (ETES Sustentáveis), sediado e coordenado na UFMG, em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Copasa, empresa de saneamento do estado, e da Secretaria de Saúde de Minas.

Dez vezes mais
Com base na contagem da carga viral encontrada nas amostras de esgoto, é possível estimar, segundo os pesquisadores da UFMG, que cerca de 0,6% da população que contribui para os sistemas de esgotamento sanitário do Arrudas e do Onça (23 mil pessoas) teve contato com o coronavírus. A Prefeitura de BH contabilizava cerca de 2.100 casos confirmados da Covid-19, no dia 5 de junho. Considerando que a parcela da população de Contagem que contribui para esses sistemas quase equivale à parcela da população de BH que que não está incluída, é possível dizer que a pesquisa indica a existência de pelo menos dez vezes mais infectados na capital do que dão conta os números oficiais.

Na bacia do Onça, os percentuais de detecção foram elevados (acima de 64%) desde a primeira semana, e o vírus foi encontrado em todas as oito sub-bacias de esgotamento sanitário monitoradas, as quais são representativas dos diferentes bairros localizados nessa região. Na bacia do Arrudas, nesta oitava semana, apenas a amostra coletada na região que inclui bairros como Jardim Montanhês, Santo André e Bonfim foi negativa para a presença do vírus.

Em três regiões da bacia do Onça, os pesquisadores do INCT ETEs Sustentáveis encontraram os percentuais mais altos – entre 3% e 7% – de população infectada. Trata-se de área com índices também mais elevados de vulnerabilidade social – lá estão localizadas regiões e bairros como Venda Nova, Jaqueline, Vila Clóris e Dom Silvério. A consolidação de achados sobre a incidência do vírus entre sub-regiões de BH e Contagem leva em conta o cruzamento de dados laboratoriais com informações de natureza sociodemográfica.

;;;
Juliana Calábria: primeiro no país
Acervo da pesquisadora

Dados sem distinção
A professora Juliana Calábria salienta que, além de mostrar dados sobre ocorrência e circulação do vírus, o projeto informa pela primeira vez, no boletim que marca dois meses de estudos, estimativas de número de pessoas infectadas. “O mapeamento epidemiológico indireto que estamos fazendo revela a real prevalência da doença, uma vez que o material encontrado no esgoto abrange todas as pessoas, sem distinção, enquanto os testes clínicos, em geral, são limitados a quem tem sintomas, mais ou menos graves”, afirma a coordenadora, acrescentando que o projeto Monitoramento Covid Esgotos é o primeiro do gênero no país a apresentar resultados sobre estimativas de índices de infecção.

A diretora-presidente da Agência Nacional de Águas, Christianne Dias, ressalta que a testagem em massa da população é uma realidade ainda distante no Brasil, o que torna o projeto-piloto na região metropolitana da capital mineira especialmente importante. “Essa iniciativa possibilita monitorar indiretamente o vírus, dando novas ferramentas aos gestores para a tomada de decisões”, afirma.

Itamar Rigueira Jr. / Com Assessoria de Comunicação da ANA