Pessoas

Morre a professora Claudia Jacobi, do ICB

Recém-aposentada, ela era vinculada ao Departamento de Genética, Ecologia e Evolução

Claudia Jacobi sofreu acidente durante mergulho no litoral fluminense
Claudia Jacobi sofreu acidente em mergulho no litoral fluminenseAcervo pessoal

A professora Cláudia Maria Jacobi, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), morreu no último sábado, 27 de fevereiro, em decorrência de acidente durante um mergulho em Angra dos Reis (RJ). Recém-aposentada, ela tinha 64 anos e foi vinculada ao Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, que chefiou de 2009 a 2011.

A bióloga Claudia Jacobi nasceu em Buenos Aires, Argentina, cursou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo e fez estágio pós-doutoral no Laboratório de Ecologia da Paisagem da Universidade do Canadá.

Ela orientava nos programas de pós-graduação em Zoologia e em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Sua atuação estava concentrada na área de ecologia de campos rupestres, com foco em afloramentos ferruginosos, interações ecológicas e modelagem da dispersão de organismos.

"Ela formou pelo menos uma geração de estudantes de graduação e de pós-graduação em Ecologia em sua passagem pela UFMG. Competência, energia e carinho com colegas e estudantes sempre foram sua marca", comentou o colega e amigo Ricardo Solar, coordenador da pós em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. "Fica a saudade e a dor da perda, mas também uma enorme gratidão pela sua presença em nossas vidas."

Com Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica do ICB