Pessoas

Morre o professor Marc Henry, da Escola de Veterinária

Nascido na República Democrática do Congo e naturalizado brasileiro, docente era especialista em reprodução animal

Marc Henry
Marc Henry dedicou quase 40 anos à Escola de VeterináriaEscola de Veterinária / UFMG

Morreu nesta segunda-feira, dia 15, aos 68 anos, o professor Marc Roger Jean Marie Henry, da Escola de Veterinária da UFMG. Nascido na República Democrática do Congo, Henry, que era naturalizado brasileiro, cursou doutorado na Ghent University, da Bélgica.

Ele ingressou como auxiliar de ensino na Escola de Veterinária em maio de 1982. Professor titular, completaria, em 2022, 40 anos de docência na UFMG, onde era um destacado pesquisador na área de reprodução animal. "[Henry] mantinha contagiante entusiasmo e energia na docência, com especial preocupação na condução e direcionamento de novos docentes, além de grande interesse em novas tecnologias de ensino. Dessa forma, não apresentou qualquer dificuldade de adaptação ao ensino remoto em período de pandemia", destacou a direção da Escola em comunicado publicado no site da Unidade.

Ainda de acordo com a nota, Marc Henry exerceu "contribuição marcante na manutenção das atividades e na direção da Fazenda Modelo em Pedro Leopoldo” e “deixou contribuição sólida na reprodução de asininos, particularmente de jumentos da raça Pêga, na reprodução de ovinos e mais recentemente na reprodução de bubalinos".

Marc Henry orientou cerca de 50 pesquisadores na pós-graduação, entre mestres, doutores e residentes de pós-doutorado.

O corpo do professor foi sepultado na manhã desta quarta-feira, 17, no Cemitério Parque Bosque da Esperança, em Belo Horizonte.

Com informações da Escola de Veterinária da UFMG