Pessoas

Morre o professor Osmar Brina Corrêa-Lima, da Faculdade de Direito

Ele tinha 77 anos e era considerado uma referência no direito comercial brasileiro

Brina foi vice-diretor da Faculdade de Direito
Brina foi vice-diretor da Faculdade de Direito Escritório Oscar Brina Corrêa-Lima – Advogados

Faleceu na noite deste domingo, 17 de fevereiro, aos 77 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia, o professor aposentado e ex-vice-diretor da Faculdade de Direito da UFMG Osmar Brina Corrêa-Lima. Seu corpo será velado nesta segunda-feira, partir das 19h, na Funeral House (Avenida Afonso Pena, 2.158). O sepultamento está marcado para esta terça-feira, às 11h, no Cemitério Parque da Colina.

Professor titular de Direito Comercial, Brina graduou-se pela UFMG em 1966. Na Universidade, ele também também fez doutorado e lecionou durante 40 anos. “Fui da primeira turma do Osmar Brina, considerado o nosso melhor professor, porque era diferente. Ele fazia os alunos raciocinarem, nunca respondia a uma pergunta, sempre levava o próprio estudante a pensar sobre aquela indagação”, afirma João Batista de Oliveira Filho, professor na Faculdade durante 25 anos.

“Lamento muito. Quando um professor se vai, um pouco da Faculdade morre junto. Trata-se de pessoa e profissional muito querido que nos deixa”, declarou o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Hermes Guerrero, outro ex-aluno de Osmar Brina. “Ele expunha casos concretos em sala de aula e certamente provocou a vocação de muitos alunos para o magistério", acrescentou o diretor. A Faculdade decretou luto oficial em homenagem ao professor.

Autor de diversos livros e considerado um dos juristas mais respeitados do país, Osmar Brina foi subprocurador-geral da República, com atuação no Superior Tribunal de Justiça. Ele também foi um dos fundadores da Faculdade Milton Campos.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Direito