Pessoas

Morre Paulo Roberto Carneiro, ex-diretor da Veterinária e ex-presidente da Fump

Professor, que tinha 75 anos, atuava na área de extensão rural

Paulo Carneiro:
Paulo Carneiro dirigiu a Escola de Veterinária no anos 1980Arquivo Escola de Veterinária da UFMG

Faleceu na sexta-feira, 22, aos 75 anos, o professor Paulo Roberto Carneiro, da Escola de Veterinária. Ele teve um mal súbito enquanto dormia. Seu corpo será sepultado neste sábado, dia 23, a partir das 14h, no Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, em cerimônia restrita a familiares. Não haverá velório.

“Foi um choque e uma surpresa para todos nós. Paulinho era uma pessoa muito ativa em nossos grupos de Whatsapp”, diz a professora Zélia Lobato, diretora da Escola de Veterinária, que define o professor como uma pessoa “muito querida, generosa, simpática e de bom coração”.

Paulo Roberto Carneiro era docente do Departamento de Zooctenia, e sua especialidade era a extensão rural. Graduou-se na Escola de Veterinária, em 1969, e fez mestrado na USP, de 1973 a 1975. Sua dissertação, focada na região do Vale da Ribeira, no estado de São Paulo, destacava a importância da integração dos técnicos ao contexto social. Foi vice-diretor (1982-1986) e diretor (1986 a 1990) da Escola de Veterinária. De 1990 a 1994, ele presidiu a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Sofria para dizer 'não'
Sucessor de Paulo Carneiro na direção da Escola de Veterinária, o professor José Ailton da Silva despediu-se do “compadre”, que “sofria para dizer ‘não’ em determinadas situações. Ele muito contribuiu com a história da Escola e da UFMG".

O professor Marcos Roberto Moreira Ribeiro, do Instituto de Geociências (IGC), relata que conheceu Paulo Carneiro no início dos anos 1980. “Paulinho pesquisava rãs e tinha na fazenda-escola um ranário experimental. O IGC montou a fazenda, e eu fui o primeiro a levar alunos para lá. Paulinho era companheiro de cervejinha e bate-papo na escadaria da entrada. Dali surgiu nossa amizade”, recorda-se.

Os dois foram colegas no Reitorado da professora Vanessa Guimarães Pinto – Marcos Roberto era coordenador de Assuntos Comunitários, e Paulo Carneiro, presidente da Fump. Ribeiro lembra que Carneiro trabalhou para aprovar no Conselho Universitário resolução que destinava recursos das sobras do vestibular para o programa de moradia universitária. “Foi um grande praça, com o coração maior do que o mundo. Deixará saudades”, lamentou.

Paulo Roberto Carneiro deixa a esposa, Vera, e os filhos Bárbara, Fernanda, Letícia, Paulinho, Rafaela e Bruno.