Notícias Externas

Morre Vera Lúcia Brito, professora aposentada da Faculdade de Educação

Corpo será velado nesta sexta-feira, dia 2, no Cemitério Parque da Colina

Vera Lúcia Brito lecionou disciplinas como sociologia da educação
Vera Brito era especialista em sociologia da educação Pós-graduação em Educação/Uemg

Morreu na manhã de hoje (quinta, 1º) a professora Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, aposentada da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Ela enfrentava, há alguns anos, as complicações de um câncer. O corpo será velado na capela 2 do Cemitério Parque da Colina, nesta sexta-feira, 2 de março, a partir das 7h. O sepultamento será às 11h.

Vera Lúcia, de 77 anos, deixa o marido, Octavio Elisio Alves de Brito, professor aposentado do Instituto de Geociências da Universidade, três filhos e seis netos.

A professora Maria Lisboa de Oliveira, que trabalhou com Vera Brito na FaE, lembra da colega como integralmente dedicada à docência, à orientação de trabalhos e à pesquisa. “Era uma professora exemplar e uma aguerrida militante da educação. Ela via a educação como instrumento para a justiça social”, diz Maria Lisboa.

Trajetória

Mestre e doutora em Educação pela UFMG, Vera Brito foi professora de Sociologia da Educação na FaE, de 1970 a 2002. No mestrado, lecionou disciplinas como Filosofia Política e Educação e Tendências da Educação Contemporânea. Passou também pela pós-graduação da PUC Minas e pela Fundação Universidade de Itaúna. Desde 2009, integrava o corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais, na linha de pesquisa Trabalho, história da educação e políticas educacionais.

Vera Brito atuou na área de política educacional e formação de professores, com ênfase em políticas da educação básica e do ensino superior e administração da educação. Participou de pesquisas sobre remuneração de docentes com financiamento da Capes e do Inep. Integrava os conselhos científicos dos periódicos Educação em Revista (UFMG) e Fineduca.