Notícias Externas

Morte do rapper brasileiro Sabotage completa 15 anos em 2018

Em 15 anos de carreira, gravou apenas um disco, intitulado ‘Rap é Compromisso’, e participou do RZO

Desenhos animados de Sabotage em um papel desenhado em Graffiti
Desenhos animados de Sabotage em um papel desenhado em Graffiti LeonardooG – Obra do próprio / CC BY-SA 4.0/ Wikimedia: http://bit.ly/2n8Zbr8

Há 15 anos, em 24 de janeiro de 2003, morria o rapper paulistano Sabotage, conhecido não só pela sua produção musical, mas também por suas participações em filmes nacionais. Mauro Mateus dos Santos tinha 29 anos quando morreu. Conhecido como “maestro do Canão”, em referência à favela em que morava, Sabotage é considerado uma lenda no hip hop.

O rapper participou dos filmes O Invasor e Carandiru, como ator e também com músicas de sua autoria integrando a trilha sonora. Em seus 15 anos de carreira, Sabotage gravou apenas um disco, intitulado Rap é Compromisso, e participou do grupo Rapaziada da Zona Oeste (RZO).

“O Sabotage era um cara extrovertido, paciente, ele queria se dar bem, ele não tinha medo de fazer as coisas. Isso o diferenciava dos outros rappers. Ele não perdia as oportunidades, ele queria estar em todos os lugares e aparecer da forma dele, mostrar a cara dele, o visual dele. Ele queria ser um personagem que seria lembrado”, afirmou o DJ CIA, integrante RZO, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 24 de janeiro.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-24-01-2018.mp3

Em 2016 a Kunumi, startup criada na UFMG, criou, por meio de inteligência artificial, a música Neural, em parceria com o grupo RZO e a família de Sabotage. A obra do artista, incluindo o álbum póstumo e a música Neural, está disponível no Spotify.