Notícias Externas

Mostra de cinema argentino de mulheres exibe longa de Inés María Barrionuevo inédito no Brasil

Edição especial do evento faz retrospectiva de filmes da cineasta e promove uma masterclass com a homenageada

‘Las Motitos’ faz sua estreia na mostra
‘Las Motitos’ faz sua estreia na mostra Reprodução / YouTube Mostra de Cinema Argentino de Mujeres

A Edição Especial da Mostra de Cinema Argentino de Mujeres - Retrospectiva Inés María Barrionuevo apresenta filmes da diretora nascida em Córdoba. Até o dia 2 de junho, o evento, com programação totalmente online e gratuita, apresenta longas e curtas-metragens da homenageada, palestra, masterclass e roda de conversa. A mostra reafirma seu propósito de visibilizar a trajetória de mulheres no cinema, além de valorizar a presença do olhar e temas do universo feminino em filmes dirigidos e protagonizados por mulheres. Dentre os filmes que serão exibidos, destaque para Las Motitos, produção inédita no Brasil, que retrata um casal de jovens que descobrem uma gravidez indesejada.

A programação da mostra foi tema de entrevista no programa Expresso 104,5 desta sexta, 28, com a coordenadora geral e uma das curadoras da iniciativa, Luisina Ferrari. Ela detalhou que são cinco os filmes escolhidos para o evento que fomenta o intercâmbio entre Brasil e Argentina. Para a curadora, o formato virtual potencializa ainda mais o projeto, apesar de nada substituir a experiência cinematográfica. Além disso, segundo a coordenadora que mora em nosso país há 10 anos, a mostra é uma oportunidade de reconhecer e empoderar as mulheres, pois a desigualdade na área é algo presente em ambos os territórios.

Em relação à curadoria das obras em cartaz nesta edição especial, Luisina Ferrari explicou as características marcantes do trabalho de Inés María Barrionuevo. “Os filmes mostram personagens femininas fortes e abordam temáticas até um pouco polêmicas, como no caso da maternidade, do aborto e da desigualdade de gênero. A Inês faz isso em todos os seus filmes. Eu falo que ela consegue retratar temáticas bem polêmicas dentro de uma narrativa muito poética”, especificou.

Mais detalhes sobre o evento, que teve sua primeira edição em 2019, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, podem ser encontrados no site oficial. Para assistir os filmes até 2 de junho, acesse o canal da Mostra de Cinema Argentino de Mujeres no YouTube.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas