Coberturas especiais

UFMG Educativa acompanha Mostra de Cinema de Tiradentes

Programação do evento inclui exibições de curtas e longas, exposições, debates, seminários e oficinas

Público em evento do primeiro fim de semana da Mostra de Cinema de Tiradentes
Público em evento do primeiro fim de semana da Mostra de Cinema de Tiradentes Samuel Sousa / Rádio UFMG Educativa

Na última sexta-feira, 19 de janeiro, foi dada a largada para a 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que, até o próximo sábado, 27, reúne, na cidade mineira, produtores veteranos e estreantes, atores, diretores, críticos e público interessado na sétima arte. 

A programação do evento inclui exposições, exibições de curtas e longas, debates, seminários e diversas oficinas. Algumas dessas atividades já ocorreram no primeiro fim de semana do evento.

Ao longo dos nove dias, serão exibidos 102 filmes com o tema Chamado Realista. A organização espera receber um público de 35 mil pessoas durante o evento. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site da Mostra de Cinema de Tiradentes.

O repórter da Rádio UFMG Educativa Samuel Sousa acompanha o evento, a convite da produção, ao longo desta semana. Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, ele participou do programa Conexões, trazendo informações sobre o primeiro fim de semana de programação.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Durante o programa Expresso 104,5, o repórter Samuel Sousa conversou com o produtor e realizador Guilherme Fiúza Zenha – diretor do longa O menino no espelho (2014), baseado em obra de Fernando Sabino – sobre a influência da tecnologia nos processos de criação audiovisual.

Ouça a reportagem veiculada no Expresso 104,5, em 22/01

Veja os demais boletins sobre a 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes veiculados durante a programação da Rádio UFMG Educativa:

Terça-feira, 23 de janeiro

Estreias de filmes, rodas de conversa e música animaram a noite dessa segunda-feira, 22 de janeiro, em Tiradentes. Ontem começou a exibição dos longas que fazem parte da mostra Aurora, seleção competitiva que vai premiar o filme vencedor com R$ 25 mil. Ouça o boletim do repórter Samuel Sousa, que foi ao ar no programa Conexões.

Ouça a reportagem veiculada no Conexões, em 23/01

Ajudar jovens de 14 a 18 anos a entender melhor a linguagem cinematográfica é a proposta da oficina Por trás da câmera, que integra a programação do evento. O repórter Samuel Sousa conversou com a professora de linguagens audiovisuais Anna Rosaura Trancoso e com o produtor e editor Claudio Keim Doreto, instrutores da atividade. A conversa foi ao ar durante o programa Expresso 104,5.

Ouça a reportagem veiculada no Expresso 104,5, em 23/01

"Um dos filmes mais aguardados da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Arábia, da dupla mineira Affonso Uchôa e João Dumans, foi um dos destaques do primeiro fim de semana do evento", destacou o repórter Samuel Sousa, em boletim informativo que foi ao ar durante o programa Noite Ilustrada.

Ouça a reportagem veiculada no Noite Ilustrada, em 23/01

Quarta-feira, 24 de janeiro

A temática Os desafios de ser mulher permeou as atividades da programação dessa terça-feira, 23 de janeiro. Filmes, debates e apresentações artísticas abordaram esse tema. Veja no boletim do repórter Samuel Sousa, veiculado durante o programa Conexões.

Ouça a reportagem veiculada no Conexões, em 24/01

No programa Expresso 104,5, o repórter Samuel Sousa conversou a diretora Bruna Schelb Correa sobre os desafios que as mulheres enfrentam na área do audiovisual brasileiro. Bruna é diretora do longa IMO, que estreou na mostra competitiva Aurora nessa quarta-feira, 24.

Ouça a reportagem veiculada no Expresso 104,5, em 24/01

A presença da mulher negra em papéis de liderança da produção audiovisual brasileira foi tema de roda de conversa da Mostra. O repórter Samuel Sousa conversou com as diretoras Barbara Maria (Pele de Monstro), Ana Julia Travia (Outras) e Jessica Queiroz (Peripatetico) sobre os fatores que dificultam que mais mulheres negras tenham destaque no cinema brasileiro. A conversa foi ao ar durante o programa Noite Ilustrada.

Ouça a reportagem veiculada no Noite Ilustrada, em 24/01

Quinta-feira, 25 de janeiro

Debates internacionais e filmes que dão voz às minorias. Esses foram alguns dos destaques do sexto dia da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, abordados pelo repórter Samuel Sousa durante participação no programa Conexões.

Ouça a reportagem veiculada no Conexões, em 25/01

Exibir um curta-metragem na Mostra de Tiradentes pode ser um grande passo na carreira de um cineasta. Em 2018, estão sendo exibidos mais de 60 curtas ao longo da programação do evento. Um dos responsáveis pela seleção desses trabalhos, o curador Francis Vogner dos Reis, conversou com o repórter Samuel Sousa, em entrevista que foi ao ar durante o programa Expresso 104,5.

Ouça a reportagem veiculada no Expresso 104,5, em 25/01
Babu Santana: homenageado na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Babu Santana: homenageado na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes Leo Lara / Universo Produção

Com 16 anos de carreira, mais de 20 filmes no currículo e trabalhos na televisão e no teatro, Alexandre da Silva Santana, mais conhecido como Babu Santana, é o grande homenageado desta edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. A conversa do repórter Samuel Sousa com Babu Santana foi ao ar no programa Noite Ilustrada.

Ouça a reportagem veiculada no Noite Ilustrada, em 25/01

Sexta-feira, 26 de janeiro

Cinema na praça e olhares sobre realidades urbanas foram alguns dos destaques da sétima noite da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O repórter Samuel Sousa destacou, em sua participação no programa Conexões, a programação ao ar livre do Cine na Praça, no Largo das Fôrras, que, com a trégua dada pela chuva, pôde finalmente ocorrer.

Ouça a reportagem veiculada no Conexões, em 26/01

A Mostra de Cinema de Tiradentes conta com diversas atrações musicais e também videoperformances, presentes ao longo de toda a programação. Esse foi o tema do boletim que foi ao ar no Expresso 104,5.

Ouça a reportagem veiculada no Expresso 104,5, em 26/01

Além da exibição de filmes, exposições e shows, a Mostra de Tiradentes se preocupa com a formação da nova geração do audiovisual brasileiro. Por isso, a programação conta com diversas oficinas, que são também espaços de produção de conteúdos, muitos deles exibidos na programação do próprio evento.

Ouça a reportagem veiculada no Noite Ilustrada, em 26/01

Segunda-feira, 29 de janeiro

Os nove dias de programação foram uma experiência intensa de imersão no cinema nacional contemporâneo. Foram 102 filmes, 30 longas e 72 curtas, de 15 estados brasileiros, que trouxeram um panorama do que está sendo produzido no país. No programa Conexões, o repórter Samuel Sousa destacou o encerramento da Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorreu no último sábado, 27. 

Ouça a reportagem veiculada no Conexões, em 29/01

Programação destinada às crianças foi destaque no boletim que foi ao ar no Expresso 104,5. Um espaço para o público infantil foi montado no Largo das Fôrras. Também foram realizadas a Mostrinha, seleção de filmes infantis, e a oficina Cinema e Artes Plásticas: histórias de sombras.

Ouça a reportagem veiculada no Expresso 104,5, em 29/01

O Prêmio Helena Ignez – troféu barroco entregue ao destaque feminino eleito pelo Júri da Crítica da Mostra – foi o destaque do último boletim veiculado na noite desta segunda, 29.

Ouça a reportagem veiculada na noite de 29/01