Arte e Cultura

Coleção Livros de Artista traz ‘inventário’ de métodos atuais e obsoletos de impressão

Exposição ‘Matéria de poesia’ reúne 44 obras e antecipa comemoração dos 10 anos do acervo

"Vento" (2016): livro do artista Zansky impresso em serigrafia. O artista utiliza a técnica de forma pouco usual, criando imagens que não se repetem, mas com características comuns que sugerem a ação do ventoDivulgação

Nesta segunda-feira, 9, às 15h, ocorre na Biblioteca Central a abertura de nova exposição da coleção Livros de Artista, da UFMG, que completa dez anos em novembro. Denominada Matéria de poesia, a mostra reúne 44 livros impressos em 12 técnicas diferentes, incluindo processos tradicionais ainda em uso, como o carimbo e a xerografia, e obsoletos, como a tipografia, o mimeógrafo e a heliografia.

“A maioria dos livros são como um comentário a respeito das possibilidades técnicas do método de impressão escolhido, mostrando como a forma e o conteúdo, a técnica e a arte são inseparáveis”, comenta o professor da Escola de Belas Artes Amir Brito Cadôr, curador da exposição e coordenador da coleção Livros de Artista, que reúne mais de 1.500 obras.

A exposição Matéria de poesia poderá ser visitada até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central, no quarto andar do prédio. As visitas precisam ser agendadas, já que o público poderá manusear alguns livros, com atendimento feito por bolsistas em horários predeterminados.

“Cada técnica de impressão tem um tipo de grão da imagem característico, e os visitantes poderão usar lupas e conta-fios para observar melhor essas diferenças”, explica Amir. O agendamento das visitas deve ser feito pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4615.

No dia 24 de setembro, o curador da exposição ministrará aula aberta sobre o tema da mostra. Informações sobre a atividade poderão ser obtidas em breve pelos mesmos e-mail e telefone. Os livros reunidos na exposição também podem ser vistos no blog da coleção Livros de Artista.

Offset como pincel
Um dos destaques da mostra é o livro Doorway to Portuguese, trabalho pioneiro publicado em 1956 pelo pernambucano Aloísio Magalhães em parceria com o norte-americano Eugene Feldman. “Os artistas utilizaram um processo de gravação direta das chapas de offset, sem o uso de fotolitos, algo que se tornou comum décadas depois", afirma. “Feldman, que era proprietário de uma gráfica na Filadélfia, dizia que um dia a máquina de offset seria um instrumento usado por artistas do mesmo modo como se usa um pincel”, lembra Amir Cadôr.

Um catálogo eletrônico com textos explicativos a respeito de cada técnica apresentada na mostra será lançado no fim da exposição.

Exposição: Matéria de poesia
Abertura: 9 de setembro, segunda-feira, às 15h
Período de exposição: 9 a 30 de setembro
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 7h às 22h
Local: Biblioteca Central, Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, 4º andar
Agendamento de visitas: colesp@bu.ufmg.br ou (31) 3409-4615
Artistas apresentados na mostra: Alexandre Furcolin, Alex Flemming, Alex Vallauri, Aloisio Magalhães e Eugene Feldman, Andrés Sandoval, Brad Freeman, Carissa Potter e Luca Antonucci, Elaine Ramos e Maria Carolina Sampaio, Erik van der Weijde, Fagus, Falves Silva, Felipe Ehrenberg, Fernando Pirata, Flávio Vignoli, Gabriel Borba, Gerardo Madera, Guillermo Deisler, Gustavo Piqueira, Guto Lacaz, Helio Fervenza e Maria Ivone dos Santos, Isabel Baraona, Laura Berbert e Erre Erre, Laura Daviña, Marco do Valle, Maria Lucia Cattani, Mariano Ullua, Martha Hellion, Mateo Barbuzzi, Maycec, Michalis Pichler, Mirella Marino, Renata Bueno e Sara Goldchmit, Natalia Zapella, Nicholas Gottlund, Paulo Scharlach, Pedro Ivo Verçosa, Robert Jacks, Rodrigo Okuyama, Ronald King, Ryuta Abe, Silvan Kalin, Tadeu Jungle, Ulises Carrión e Zansky.

Ewerton Martins Ribeiro