Notícias Externas

Mostra Katsudo Shashin exibe animações raras japonesas

Momotaro Umi no Shinpei (Os Deuses Soldados do Mar) de Mitsuyo Seo, 1945, abre a programação.
Momotaro Umi no Shinpei (Os Deuses Soldados do Mar) de Mitsuyo Seo, 1945, abre a programação. Reprodução Facebook


Começa nesta terça-feira em Belo Horizonte a mostra de animação Katsudo Shashin – Imagens em Movimento. Pioneiro no Brasil, o festival vai exibir, até o dia 22 de novembro, 26 filmes raros de animação japoneses. Serão longas, curtas e médias-metragens, exibidos pela primeira vez em uma sala de cinema na capital mineira. Embora o cinema de animação do Japão já tenha completado 100 anos, foi apenas no período pós-guerra que essa produção se consolidou como uma das maiores indústrias do ramo. Entre os filmes exibidos, está Momotaro: Umi no Shinpei /O Deus dos soldados do mar, de 1945, primeiro longa de animação produzido no Japão, e as obras experimentais de Osamu Tezuka, com filmes como As Mil e Uma Noites e Cleopatra. Estes fazem parte da trilogia Animerama, animações direcionadas ao público adulto produzidas nos anos 60 e 70, com temática psicodélica e erótica. Serão também exibidos filmes para o público infantil, com as sessões Filmes Chibi, com produções de artistas como Hayao Miyazaki, diretor e de A Viagem de Chihiro e ganhador do Oscar. A Mostra de animação Katsudo Shashin – Imagens em Movimento conta ainda com bate-papos e mesas para falar sobre o cenário do cinema de animação japonês, além de discussões sobre nacionalismo e o fascismo no Japão durante a era Showa e a Segunda Guerra Mundial.

Nina Gazire, curadora e idealizadora da mostra Katsudo Shashin, conversou com o programa Noite Ilustrada desta terça-feira, 12.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

 A mostra Katsudo Shashin – Imagens em Movimento vai até o dia 22 de novembro no Sesc Palladium - Av. Augusto de Lima, 420, ou Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. No site do Sesc Palladium, você encontra a programação completa.

Produção: Alexandre Miranda e Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael