Notícias Externas

Milhares de Brilhos e Vidrilhos retrata BH sob olhar modernista

Fotografia são manipuladas reproduzindo técnicas de pintores cubistas

Praça da Estação
Praça da Estação na mostra Milhares de Vidros e VidrilhosFotografia e Montagem Digital Mario Carazzato

O poeta Mário de Andrade, nascido em São Paulo, destacou-se durante o período modernista, e é uma das mais importantes figuras literárias do nosso país. Em 1924, escreveu o poema Noturno de Belo Horizonte, no qual destaca a beleza da cidade, e considerado um dos poemas mais emblemáticos sobre a capital mineira. Mário de Andrade escreveu o poema depois de sua segunda vinda à cidade, que ocorreu durante a Semana Santa daquele ano, e ficou conhecida como a Caravana Modernista, já que era composta ainda de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e do poeta francês Blaise Cendrars.
Com título inspirado no trecho inicial do poema Noturno de Belo Horizonte, a mostra Milhares de Brilhos e Vidrilhos, do artista plástico e fotógrafo Mario Carazzato, ficará exposta na Galeria de Arte da Cemig a partir de hoje. O artista mineiro, bacharel em artes plásticas, vive na cidade há mais de 30 anos, e também utiliza técnicas modernistas, como o cubismo, por exemplo, nas obras que estão expostas. 

Mario Carazzato conversou sobre a exposição com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 7.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

A mostra Milhares de Brilhos e Vidrilhos fica em cartaz a té o dia 21 de junho, na Galeria de Arte da Cemig - Avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho. A exposição, que tem entrada gratuita, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Mais informações em cemig.com.br.

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael