Mostra Sua UFMG

Mostra Sua UFMG apresenta possibilidades de formação e programas de assistência

Rodas de conversas nesta terça-feira, às 9h30 e 14h, terão transmissão pelo canal da Universidade no YouTube

RU do campus Saúde, adaptado para funcionar de acordo com os protocolos de biossegurança para enfrentamento da pandemia
Restaurante Universitário no campus Saúde foi adaptado para funcionar de acordo com os protocolos de biossegurança de enfrentamento da pandemia Arquivo Fump

Uma formação profissional diferenciada passa pela trajetória acadêmica, que na UFMG pode ser transversal à área de conhecimento do curso escolhido. E são inúmeras as possibilidades oferecidas, como participação nos projetos de pesquisa, de extensão, nas monitorias e formações transversais. Mas como aproveitar essas condições oferecidas pela UFMG? Quais dicas e experiências os estudantes veteranos podem transmitir aos futuros candidatos? Essas e outras questões serão abordadas a partir das 9h30 desta terça-feira, 2, durante a primeira roda de conversa do segundo dia da Mostra Sua UFMG, com transmissão ao vivo pelo canal da UFMG no YouTube.

Os estudantes e bolsistas da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) Eloisa Silva, Júlia Quintaneiro, Lara Puliero e Marlon Cruz compartilharão suas experiências durante o momento interativo, quando os visitantes da mostra poderão enviar suas dúvidas, por meio do chat.

Entrar e permanecer
À tarde, às 14h, a Mostra oferece outra oportunidade para que os estudantes se informem sobre como usufruir das políticas de ações afirmativas e de assistência estudantil, que incluem o sistema de cotas raciais e étnicas, moradia universitária, auxílio-transporte e alimentação, programas culturais e de inclusão digital.

A diretora de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Daniely Roberta Santos dos Reis, que participará dessa roda de conversa, reforça que é essencial que os futuros estudantes conheçam esses direitos e saibam como acessá-los. “A política é feita para democratizar o acesso à Universidade e garantir meios para a permanência dos estudantes, sobretudo aqueles em maior vulnerabilidade socioeconômica, risco social e cultural. Reconhecendo as diferenças dos sujeitos, suas identidades plurais e necessidades, queremos dizer, para todos os que desejam realizar o direito ao ensino público superior, que a UFMG é para eles e elas, sim. E que a Prae está junto deles nessa travessia”, afirma.

Também participam da conversa o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, e os estudantes Mariana Romão e Victor Plácido. O chat estará aberto à participação dos visitantes. Os encontros serão traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a programação cultural da mostra, que terá início nesta quinta-feira, 4 de março, na página do evento.

Teresa Sanches