Mostra Sua UFMG

Mostra Sua UFMG tem sua primeira roda de conversa nesta tarde

Encontros diários vão traçar panorama das oportunidades que se abrem aos futuros estudantes da Universidade

Imagem em 360º da piscina do Centro de Treinamento Esportivo
Imagem em 360º da piscina do Centro de Treinamento Esportivo Quando – Fábrica de Narrativas

Cursar uma universidade pública, gratuita e de referência na excelência de ensino é um sonho comum a milhares de estudantes brasileiros. Mas a escolha do curso e de uma trajetória acadêmica que traga diferencial para a sua formação humana e profissional e a conquista da tão disputada vaga de emprego ainda é motivo de dúvida e ansiedade para muitos jovens. Com o objetivo de orientá-los nesse momento tão decisivo, a UFMG promove a Mostra Sua UFMG, que tem início na manhã desta segunda-feira, dia 1º, a partir das 9h30, com transmissão pelo canal da UFMG no YouTube. As atividades prosseguem até o dia 5.

Neste primeiro dia, os estudantes serão recebidos pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Moreira, pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, e pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira. A dimensão cultural da UFMG, indissociável da tríade ensino, pesquisa e extensão, será apresentada aos futuros candidatos a uma das vagas nos 91 cursos de graduação, com a apresentação dos shows dos músicos e estudantes Brandon Alves e Jonatah Cardoso.

Interação
À tarde, a programação inclui a estreia da série de rodas de conversa, que ocorrerão todos os dias, sempre às 9h30 e às 14h, quando os estudantes poderão interagir com professores e estudantes veteranos da UFMG, para se informar e tirar dúvidas sobre vida acadêmica, gestão do tempo, política de inclusão e assistência, mobilidade estudantil, atividades culturais e esportivas, formação transversal, estágios, projetos de pesquisa, extensão e outros.

Hoje, o bate-papo será com a professora Delba Teixeira Rodrigues Barros, do Departamento de Psicologia da Fafich, e com os estudantes de graduação Thiago Previatello e Marlon Luca, que falarão sobre a importância dessas oportunidades, não somente para a formação acadêmica como também para a construção de pontes com o mercado de trabalho. O encontro terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cargo da equipe de intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

Imersão
O evento tem caráter permanente e conteúdo atualizado sobre todos os 91 cursos da UFMG, em formato de webstories, passeios aéreos com sobrevoos de drones pelos campi e imersão nas unidades acadêmicas por meio de fotografias em 360º. A programação da Mostra Sua UFMG está disponível no site da inciativa.

Ainda neste mês, o site abrigará um game, no qual o estudante poderá se orientar ainda mais para sua escolha profissional, interagindo com os ambientes acadêmicos da UFMG.

Teresa Sanches