'Mundos possíveis': UFMG reinventa Festival de Inverno em formato virtual

Programação vai de 14 a 23 deste mês, com shows, exposições, palestras, seminário e rodas de conversa; a participação é gratuita

Performance do artivista indígena Emerson Pontes – ou Uýra Sodoma, nome que assume no âmbito da performance – é um dos destaques da programação do Festival
Performance do 'artivista' indígena Emerson Pontes – ou Uýra Sodoma, nome que assume no âmbito da performance – é um dos destaques da programação do Festival Foto: Matheus Belém

Ao longo do seu mais de meio século de existência, o Festival de Inverno UFMG deu diferentes provas de ter a reinvenção como uma marca do seu DNA. É, pois, reinventando-se mais uma vez que o maior evento cultural da Universidade, um dos mais importantes do país, realiza neste mês a sua 52ª edição, do dia 14 ao dia 23, com programação centrada na internet – e, como de praxe, totalmente gratuita.

Mônica Salmaso traz para o Festival de Inverno UFMG seu projeto de encontros musicais virtuais, um dos maiores sucessos do atual período de reclusão social vivido pela sociedade brasileira. Serão seis apresentações com os mineiros Rafael Martini, Alexandre Andrés, Davi Fonseca e Sérgio Santos
Mônica Salmaso vai mostrar seu projeto de encontros musicais virtuais, sucesso do atual período de reclusão social. Serão seis apresentações com os mineiros Rafael Martini, Alexandre Andrés, Davi Fonseca e Sérgio Santos Foto: Lorena Dini

Sem se furtar ao debate do que urge neste momento de pandemia, as atividades da edição deste ano serão orientadas pelo tema Mundos possíveis: culturas em pensamento. A ideia é que se possa, com base nesse mote, discutir qual o papel e o sentido da cultura em um contexto como o atual, de crise e reclusão, que pede reinvenção.

Palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas – de música, de dança, performances, entre outras – serão transmitidas ao vivo pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube. Entre os participantes, estarão alguns dos mais ativos pensadores e artistas da contemporaneidade brasileira, como Ailton Krenak, Conceição Evaristo e Mônica Salmaso.

Também serão apresentadas cinco exposições virtuais – de fotografia e de artes plásticas – e uma mostra de vídeos e imagens projetadas em prédios de Belo Horizonte. Toda a programação do Festival de Inverno está disponível no site do evento.

Alguns destaques
Abertura. Solenidade no dia 14, às 19h, seguida de palestra de Nêgo Bispo, relator de saberes dos povos e comunidades contracolonialistas, sobre como os povos africanos e autóctones são historicamente invisibilizados na cultura brasileira; roda de conversa com o escritor e ambientalista tapuia Kaká Werá Jecupé e com o professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) Roberto Monte-Mór; lançamento de exposição fotográfica do antropólogo Edgar Kanaykõ Xakriabá.

– Seminário Culturas em pensamento. Diariamente, de 14 a 20 de setembro, pesquisadores, escritores, filósofos e artistas, como Ailton Krenak e Conceição Evaristo, vão ministrar palestras e integrar rodas de conversa sobre os futuros que se fecham e se abrem nestes tempos de incertezas.

– Vídeo-dança-performance inédito Espiral – O futuro pode estar na sua frente ou às suas costas… do bailarino e coreógrafo Rui Moreira. Dia 16, às 21h30.

Rui Moreira
Em espetáculo inédito, Rui Moreira explora movimentos ascendentes sob inspiração do espiralFoto: Elcio Paraiso

– Série Ensaios Mundos Possíveis. Dezoito escritores e pensadores da contemporaneidade, como Angélica Freitas, Leda Martins, Nilma Lino Gomes, Ricardo Domeneck e Ricardo Aleixo, escreveram ensaios inéditos para o Festival. O tema é a arte e a cultura em face da realidade atual e das possibilidades de futuro que se apresentam no horizonte. Os ensaios serão distribuídos nas redes do Festival e, posteriormente, compilados em livro.

– Revista Guaicurus. No dia 20, às 16h, será lançado o novo número da publicação, edição comemorativa dos 30 anos do Centro Cultural UFMG, completados no ano passado. Uma roda de conversa vai sediar o lançamento.

Cultura em convergência
Neste ano, parte da programação do Festival de Inverno UFMG está integrada à programação do 4º Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult), evento que é organizado pela UFMG e que será realizado nos últimos três dias do festival, de 21 a 23 de setembro.

Na abertura do fórum, dia 21, às 15h, Juca Ferreira, ex-secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte e ex-ministro da Cultura, fará palestra sobre O papel das universidades na construção de um sistema nacional de cultura.

Realizado desde 2017, o Forcult reúne gestores, servidores técnico-administrativos e produtores culturais que atuam nos setores de cultura das instituições de ensino superior (IES) do país. Interessados podem se inscrever até 20 de setembro para participar do fórum, pelo site do Festival de Inverno.

52º Festival de Inverno UFMG – Mundos possíveis: culturas em pensamento
14 a 23 de setembro de 2020
ProgramaçãoTransmissão (Youtube) e Atualizações (Facebook)

Seminário Culturas em pensamento