Arte e Cultura

Museus da UFMG organizam exposições virtuais durante a pandemia

Espaço do Conhecimento e Museu Casa Padre Toledo recebem visitantes por meio das redes sociais

O Espaço do Conhecimento e o Museu Casa Padre Toledo, ambos geridos pela UFMG, estão realizando exposições virtuais pelo YouTube e Instagram. Devido ao isolamento social, essa foi a alternativa encontrada para atrair o público e continuar as atividades culturais. A programação inclui visitas guiadas, oficinas, leituras e aulas de línguas, todas gratuitas e abertas à comunidade. 

A coordenadora da Rede de Museus da UFMG, professora Letícia Julião, indica os pontos positivos das exposições virtuais, como a possibilidade de visitar museus de outras localidades sem a necessidade de sair de casa. Ela ressalta que essas mudanças não substituem a experiência proporcionada pelo modelo presencial.

A coordenadora Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento, professora Camila Mantovani, destaca o papel das redes sociais neste momento em que os museus estão fechados e a criação das exposições Visita virtual à exposição mundos indígenas e Descobrindo o céu. A programação está disponível no Canal do Espaço do Conhecimento no YouTube

O Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes, também tem desenvolvido conteúdos para consumo on-line, como as visitações guiadas oferecidas em seu perfil no Instagram, que marcam os 50 anos de fundação. 

Equipe: Luiza Galvão (produção), Márcia Botelho (edição de imagens) e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)