Notícias Externas

Músico alemão Florian Schneider morre aos 73 anos

Artista criou a Kraftwerk, banda precursora da música eletrônica e considerada a mais influente do mundo, ao lado dos Beatles

Em uma semana marcada por perdas para a arte, em especial para a música, a revista Billboard informou nessa quarta-feira, 6, a morte do músico alemão Florian Schneider, fundador do grupo Kraftwerk. 

A morte, que teria ocorrido na semana passada, ainda não teve sua causa confirmada. O que se sabe é que o músico, de 73 anos, enfrentava um câncer. Independentemente do motivo, a morte de Schneider é mais uma das perdas que o mundo da arte contabiliza nesta semana. 

Certo também é que o legado de Florian Schneider não pode ser ignorado: a Kraftwerk é considerada, por muitos, a banda mais influente da história da música, ao lado dos Beatles. Criada por ele e Ralf Hütter, na década de 1970, a Kraftwerk é, até os dias de hoje, a maior referência da música eletrônica mundial e suas influências podem ser vistas em vários gêneros, como o pop, o rock e o hip hop. 

Ao lado de Hütter, Schneider liderou a banda por quase 40 anos, até que, em janeiro de 2009, anunciou a sua saída do grupo. Em 2014, a Kraftwerk foi reconhecida, ao lado dos Beatles, com o prêmio Grammy Lifetime Achievement, pelo conjunto da obra, da qual se destacam álbuns como Autobahn, Trans Europe Express e The Man Machine, lançados na primeira década de trabalho do grupo.

O professor e jornalista Thiago Pereira analisou momentos da carreira do músico Florian Schneider, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa. O bate-papo foi ao ar nesta sexta-feira, 8.

Ouça a primeira parte da conversa com Luiz Fernando Freitas
Ouça a segunda parte da conversa com Luiz Fernando Freitas

A discografia da Kraftwerk está disponível nas plataformas de streaming musical, como Deezer, Spotify, Youtube Music, Apple Music e Tidal.

Florian Schneider, em apresentação com a Kraftwerk, na Itália, em 2005
Florian Schneider, em apresentação com a Kraftwerk, na Itália, em 2005 Foto: Daniele Dalledonne / CC BY-SA 2.0 / https://bit.ly/2Wd8Oad

Produção de Hugo Rafael