Arte e Cultura

Músicos Renato Motha e Patricia Lobato se apresentam em live solidária da UFMG

A transmissão tem o objetivo de arrecadar doações para a campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG

Duo mineiro se apresenta em live solidária da UFMG
Duo mineiro se apresenta em live solidária da UFMG Renato Motha e Patricia Lobato/ Divulgação

O duo mineiro formado por Renato Motha e Patricia Lobato é oriundo da Música Popular Brasileira. Em 2004, a dupla realizou uma inserção na Kundalini Yoga, e passaram a ser professores da prática, o que gerou uma revolução na trajetória musical dos artistas. Com uma sonoridade que transita da canção brasileira aos kirtans indianos, o duo mineiro lançou 16 álbuns ao longo de sua carreira. O mais recente deles, de 2020, Orquestra de Mantras, foi gravado ao vivo no Inhotim, e é o quinto disco da dupla no gênero.

Com esse repertório vasto, o casal se apresenta nesta sexta-feira, na segunda live solidária realizada pela UFMG para arrecadação de fundos para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e contratação de serviços destinados ao Hospital das Clínicas, ao Hospital Risoleta Tolentino Neves e à Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul. A campanha foi idealizada em virtude do aumento de atendimentos a pessoas diagnosticadas com Covid-19, o que tem resultado no crescimento diário na taxa de pacientes atendidos por essas unidades de saúde. O volume arrecadado na campanha de financiamento coletivo é gerenciado pela Fundep.

O músico Renato Motha falou com a Rádio UFMG Educativa sobre a importância das ações solidárias durante a pandemia, o papel da música em momentos como este, e sobre sua trajetória ao lado de Patricia Lobato.

Ouça a conversa com Gabriela Sorice

Para saber mais sobre a iniciativa e também como doar, acesse o site da campanha.

Produção de Gabriela Sorice