Notícias Externas

‘Não me cancela’: festival propõe exercício do diálogo em tempos de cancelamento

Evento promovido por jovens da organização sem fins lucrativos ‘Politize!’ realiza conversas online sobre diversos temas ligados à democracia

Iniciativa promove campanha de mobilização e conscientização da importância do diálogo construtivo
Iniciativa promove campanha de mobilização e conscientização da importância do diálogo construtivo Reprodução / Politize!

A organização Politize! realiza o Festival Não Me Cancela até o dia 29 deste mês. Em busca de exercitar o diálogo construtivo, são promovidas conversas online sobre diversos temas ligados à democracia, de educação e economia a meio ambiente e pandemia. Dentro da programação, nesta sexta, 21, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela ONU, é ofertado um workshop para refletir sobre a relação entre cancelamento e polarização.

Os encontros da iniciativa são guiados pelos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) e moderados pelos 3.500 jovens multiplicadores da Politize! presentes em mais de 200 cidades do Brasil. As atividades do Festival Não Me Cancela foram detalhadas ao programa Expresso 104,5 desta sexta pela coordenadora de comunicação e conteúdo da organização, Mariana Fernandes. Ela apresentou a ação como um apelo pelo diálogo em todas as esferas, seja ele entre amigos, familiares ou colegas de trabalho.

De acordo com Mariana, o cancelamento está relacionado com a polarização política e, por isso, o evento tem um papel de propor um rompimento com essa prática. "Quando a gente cancela as pessoas de forma indiscriminada e se fecha para o diálogo, estamos automaticamente colaborando para um ambiente mais polarizado. Tanto a polarização quanto o cancelamento tem isso em comum: fazer com que as pessoas se fechem cada vez mais em seus grupos e não tenham oportunidade de conversar com quem pensa diferente delas e isso faz com que tenhamos, cada vez mais, uma sociedade polarizada", afirmou. As inscrições para as atividades do Festival Não Me Cancela são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Politize!.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas