Arte e Cultura

‘Never Mind the Bollocks’, do Sex Pistols, ajudou a modelar cultura punk rock na década de 70

Único disco lançado pelo grupo contribuiu para propagar a “atitude punk”, que tem influenciado a juventude até os dias de hoje

Álbum surgiu em contexto marcado por desemprego e desesperança
Álbum surgiu em contexto marcado por desemprego e desesperança Kevin Spencer / CC BY-NC 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2gVzRoK

Nesta sexta-feira, 27 de outubro, comemora-se o aniversário de 40 anos do disco Never Mind the Bollocks, da banda de punk rock Sex Pistols. O álbum foi o único lançado pelo grupo, mas foi suficiente para marcar um momento único na história da música, que contribuiu para propagar a atitude punk, que tem influenciado a juventude até os dias atuais.

“Esse disco foi uma bomba. Mais do que isso: eu acho que ele se propõe como uma bomba. Bomba de efeito musical, cultural, social. É um disco que captura com muita precisão o contexto da juventude britânica do final dos anos 70”, afirmou Thiago Pereira, professor e editor de cultura do jornal Hoje em Dia, em entrevista ao Programa Noite Ilustrada.

No fim da década de 70, os jovens do Reino Unido enfrentavam um contexto marcado por desemprego e desesperança. “Never Mind the Bollocks é um dos discos síntese-símbolo da cultura punk rock que estava sendo modelada naquele período. Trata-se de um disco que é inaugural nesse sentido”, explicou.

Ouça a íntegra da entrevista com Thiago Pereira, que foi ao ar no Programa Noite Ilustrada de sexta-feira, 27.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-27-10-2017.mp3