Coberturas especiais

No 2ª dia do registro acadêmico, a UFMG Educativa fala sobre assistência estudantil

Transmissão especial teve 'Quiz do Calouro' e entrevistas com calouros e veteranos

Professores Tarcísio Mauro Vago e Márcia Louzada: a UFMG está pronta para acolher e dar suporte aos calouros que chegam à universidade
Professores Tarcísio Mauro Vago e Márcia Louzada: a UFMG está pronta para acolher e dar assistência aos calouros que chegam à universidade em suas mais diversas necessidadesFoto: Luíza Glória

Nesta quinta-feira, 13, foi realizado o 2º dia do registro acadêmico dos estudantes que entram na UFMG no 1º semestre de 2020. A UFMG Educativa transmitiu, novamente, o programa Expresso 104,5 ao vivo, diretamente do Centro de Atividades Didáticas - CAD II, onde o registro está sendo feito.

Neste 2º dia de transmissão, o Expresso 104,5 conversou sobre assistência estudantil. Quem está chegando na UFMG sabe que a vida universitária não é essa festa todos os dias. Para ajudar a contornar as dificuldades que os estudantes podem enfrentar ao longo de sua trajetória acadêmica, a Universidade conta com a PRAE - Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Com a missão de elaborar, coordenar e avaliar políticas que contribuam para a permanência e o percurso acadêmico de estudantes, a PRAE segue os princípios de igualdade de oportunidades e de equidade de direitos na UFMG. Ela é responsável por uma política de apoio a estudantes que começa aqui, no registro acadêmico, passa pela recepção de calouros e segue por toda a formação do aluno na UFMG. A sua atuação vai desde de programas de ações afirmativas, passando pela assistência estudantil e também apoiando iniciativas e projetos apresentados por estudantes. Para saber mais sobre a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, o Expresso 104,5, conversou com o pró-reitor de assuntos estudantis, professor Tarcísio Vago, e com a Diretora de Apoio Acadêmico da PRAE, professora Márcia Louzada.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Para mais informações sobre a mais sobre a PRAE e buscar orientações ou ajuda para algum assunto relacionado à universidade, acessar o site www.ufmg.br/prae.

O estudante de Teatro, Leo Azevedo, aproveitou para divulgar o bloco de carnaval das Moradias Universitárias da UFMG Imagem: Luíza Gloria e Célio Ribeiro

Ainda sobre assistência estudantil, o Expresso 104,5 conversou com o estudante do curso de Teatro, Leo Azevedo, que vive na Moradia Universitaria III da UFMG. Ele falou sobre o dia a dia nas moradias da UFMG, programas de convivência e eventos culturais, organizados nas moradias.

Ouça a conversa com o repórter Célio Ribeiro
Amigas de infância, a caloura Jéssika e a veterana Milene vão se encontrar no curso de Psicologia Foto: Luiza Glória

A entrada em um curso de graduação na UFMG, na maioria das vezes, é o primeiro contato com a universidade, o ambiente acadêmico e os colegas de curso. Entretanto, a entrada na UFMG pode ser também um espaço de reencontro. Este é o caso da caloura do curso de Psicologia, Jessika dos Reis, que voltará a estudar com a amiga de infância e agora veterana, Milene Santos. As estudantes conversaram com a rádio UFMG Educativa

Ouça a conversa com a repórter Letícia Finamore
Os calouros Michel, Josiane e Lorenzo testaram seus conhecimentos sobre a UFMG com a repórter Letícia Finamore Foto: Luíza Glória

Além das entrevistas, o Expresso 104,5 promoveu mais um tradicional "Quiz do Calouro", que testa o conhecimento dos novos estudantes sobre a UFMG, quando dá informações importantes e curiosidades sobre a Universidade. Participaram do quiz os calouros Michel Arcanjo, do curso de Fisioterapia; Josiane Tolentino, do curso de Terapia Ocupacional; e Lorenzo Martins, do curso de Engenharia Química.

Ouça o Quiz comandado por Letícia Finamore

Produção: Célio Ribeiro e Letícia Finamore, sob coordenação de Luíza Glória