Notícias Externas

No Dia da Literatura Infantil, programa Universo Literário destaca vida e obra de Alaíde Lisboa

Programa da Rádio UFMG Educativa entrevistou a filha da escritora do clássico ‘A bonequinha preta’

Livro completa 80 anos de lançamento em 2018
Livro completa 80 anos de lançamento em 2018 Reprodução

Uma das grandes autoras da literatura infantil mineira e brasileira foi a escritora, jornalista e educadora Alaíde Lisboa. Nascida em Lambari, no interior de Minas Gerais, Alaíde passou a maior parte da sua vida em Belo Horizonte. Foi professora da Faculdade de Educação da UFMG e a primeira mulher a se eleger vereadora em Belo Horizonte, exercendo seu mandato entre 1949 e 1952.

Seu livro mais famoso, A bonequinha preta, completa 80 anos em 2018 e conta a história da menina Mariazinha e de sua boneca, que são muito amigas. A história foi escrita durante um curso de aperfeiçoamento do qual a educadora participou e já vendeu mais de um milhão de exemplares, tornando-se um dos livros mais importantes da literatura infantil nacional.

Nesta quarta-feira, 18, dia em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, conversou com Maria Lisboa de Oliveira, filha de Alaíde de Lisboa e professora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG. Na entrevista, ela falou sobra a vida e a carreira da mãe, especialmente na literatura infantil.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-18-04-2018.mp3

O livro A bonequinha preta pode ser encontrado no site da Editora Lê.