Institucional

Primeira diretora da Veterinária, Zélia Lobato defende políticas 'para fazer diferença'

Ela e o professor Roberto Guedes foram empossados na manhã desta quinta-feira, dia 7

Reitora Sandra Goulart assinou o termo de posse da nova diretora
Reitora Sandra Goulart Almeida assinou o termo de posse da nova diretora Foca Lisboa / UFMG

Na cerimônia em que assumiu a diretoria da Escola de Veterinária, na manhã desta quinta-feira, dia 7, a professora Zélia Inês Portela Lobato manifestou seu desejo de “administrar a unidade para além do básico” e “oxigenar as ideias da comunidade, estimulando e motivando seus integrantes”.  “É preciso dialogar, pensar mudanças e propor políticas que farão a diferença para o futuro da Escola e da UFMG. Precisamos de união, propostas e táticas inteligentes, ajuda para identificar nossas limitações e para criar estratégias de superação”, defendeu a professora, em seu discurso.

Vinculada à Escola de Veterinária da UFMG há 37 anos, desde quando cursou a graduação, Zélia Lobato disse que considera o local como “sua casa”. “Foi esse sentimento que me moveu e me fez aceitar um cargo de tamanha envergadura. Aqui, tive o privilégio de fazer ciência e responder a perguntas que antes nunca tinham sido respondidas”, disse ela, eleita para cumprir mandato até 2022 ao lado do novo vice-diretor, professor Roberto Guedes.

Em seu pronunciamento, Zélia Lobato destacou o papel da Universidade na adoção de tecnologias inteligentes em todos os processos mundiais de produção agropecuária. Segundo ela, essa produção deve respeitar o meio ambiente e levar em conta a finitude dos recursos naturais.  “É preciso gerar e aplicar conhecimento para apresentar alternativas que possam melhorar a qualidade e dignificar a vida dos animais, principalmente daqueles aqueles ligados à produção”, acrescentou.

Zélia Lobato:
Zélia Lobato: conhecimento para dignificar a vida dos animaisFoca Lisboa / UFMG

Fazendo história

Renato Lima Santos:
Renato Lima Santos: avançosFoca Lisboa / UFMG

O professor Renato de Lima Santos, diretor da Escola de Veterinária na gestão 2014-2018, parabenizou a professora Zélia por “fazer história como a primeira mulher a dirigir a unidade”. “Importante professora e pesquisadora desta casa, Zélia Lobato coloca à disposição da escola toda sua competência e energia contagiante”, disse.

Sobre seu período de gestão, Renato de Lima o caracterizou como “difícil e desafiador”, principalmente porque, a partir de 2014, políticas de contingenciamento e restrições orçamentárias comprometeram várias atividades da Universidade. “O empenho de toda a comunidade foi o que nos permitiu continuar sonhando. Apesar das dificuldades, fomos capazes de avançar com reformas, ampliações e investimentos nas aulas práticas”, relatou.

Rômulo:
Rômulo Cerqueira Leite saudou a nova diretoraFoca Lisboa / UFMG

Professor emérito da Escola de Veterinária, Rômulo Cerqueira, em seu pronunciamento, trouxe à tona o passado da nova diretora como sua aluna de graduação e orientanda de mestrado e doutorado. Desde muito jovem, segundo ele, Zélia se destacava por sua “assiduidade, compromisso e vontade de saber”. “Com brilhantismo, ela concluiu sua formação. Hoje, é admirada como professora, especialmente por sua capacidade de ouvir e de valorizar o ser humano”, declarou.

Sandra:
Sandra: trajetória representativa Foca Lisboa / UFMG

Modelo
A reitora Sandra Goulart Almeida enalteceu o pioneirismo da nova diretora, demonstrando em seu pronunciamento, “o mais profundo respeito pela sua trajetória, que é representativa de muitas outras mulheres da UFMG e do país”. Segundo Sandra, a investidura de mulheres em cargos de direção de diversas unidades da UFMG deve servir de modelo e exemplo na luta pela emancipação, liberdade, igualdade de condições e contra o preconceito.

A busca pela autonomia universitária também foi lembrada pela reitora, que considerou necessária a união da comunidade na garantia do pleno funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com vistas a “patamares sempre crescentes de qualidade e relevância”.

Trajetórias
Zélia Inês Portela Lobato possui graduação e mestrado em Medicina Veterinária pela UFMG, além de doutorado em Ciência Animal, também pela UFMG, e pela Australian Animal Health Laboratory. É professora titular da Escola de Veterinária e bolsista de produtividade 1B do CNPq. Tem experiência em Virologia Veterinária, atuando principalmente nas áreas de epidemiologia, diagnóstico de doenças virais, imunologia aplicada, vacinas veterinárias, aplicação e teste de biomarcadores. Foi coordenadora do Núcleo de Assessoramento a Pesquisa (NAPq), de 2002-2009, e vice-diretora da Escola de Veterinária de 2010 a 2014. Desde 2015 é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal.

Roberto Maurício Carvalho Guedes possui graduação e mestrado em Medicina Veterinária pela UFMG, além de PhD em Veterinary PathoBiology/Track of Infectious Diseases pela Universidade de Minnesota (EUA). Também em Minnesota fez pós-doutorado no laboratório de enteropatia proliferativa. Entre 2008 e 2009, atuou como professor visitante na Danish Technical University, em Copenhagen. É professor Associado da Escola de Veterinária e bolsista de produtividade 1D do CNPq. Tem experiência na área de Anatomia Patologia Animal, atuando principalmente em enfermidades de suínos. Foi coordenador do programa de Pós-graduação em Ciência Animal de 2011 a 2015. Atualmente, chefia o Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária.