Extensão

Nova edição do Café & Chat discute relação entre internet e eleições

Fake news, uso de algoritmos e bloqueio de conteúdo estão entre os temas que serão abordados nesta quinta, na Faculdade de Direito

a
Acervo TSE

Internet e eleições é o tema do próximo debate da série Café & Chat, que será realizado nesta quinta, dia 12, a partir das 17h30, no auditório Francisco Luiz Silva, da Faculdade de Direito. A intenção é discutir as implicações relacionadas com o uso da internet durante o processo eleitoral

“O papel das novas tecnologias no exercício da cidadania e da democracia é um debate que está em alta, especialmente neste ano de eleições. Temas como fake news, uso de algoritmos nas campanhas, bloqueio de conteúdo, liberdade de expressão e crowdfunding eleitoral são tratados em nível multissetorial. São questões que afetam diretamente a participação democrática”, explica Luíza Brandão, diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), um dos promotores do evento ao lado do Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação. Ambos têm atuação baseada na Faculdade de Direito.

O evento reunirá convidados que atuam nos campos político-eleitoral e jurídico: Gabriel Azevedo, advogado e vereador em Belo Horizonte, Polianna Santos, advogada eleitorista, e Avelin Buniacá, assessora parlamentar da 'gabinetona' - gabinete legislativo conjunto das vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella, formado por movimentos sociais e atores da sociedade civil. 

"A intenção é que eles contribuam com suas experiências e impressões sobre o impacto da Internet e das novas tecnologias nas eleições", explica Luíza. O debate será mediado pelo professor Marcus Abílio, do Departamento de Ciência Política da Fafich e integrante do Centro de Pesquisas em Política e Internet (Ceppi).

O evento é gratuito e aberto ao público, mas há necessidade de inscrição prévia, devido à capacidade do auditório e para fins de certificação. Mais informações podem ser obtidas com a organização pelo e-mail contato@irisbh.com.br ou pela página do evento no Facebook.

Em vídeo
A série Café & Chat está em sua décima primeira edição, e seus encontros buscam estimular o debate interdisciplinar sobre temas controversos do direito, da internet e da inovação. A cada edição, os organizadores produzem e publicam vídeos no Youtube, para viabilizar o acesso e o compartilhamento do  conteúdo. Assista ao vídeo da edição do Café & Chat com uma discussão sobre controle de algoritmos.