Notícias Externas

Pesquisa vai atualizar perfil dos graduandos das universidades federais

Resultados vão subsidiar políticas públicas sobre temas como assistência estudantil; formulário está no site da Prae

xxx

Está disponível no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) o formulário da quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados coletados revelam como se constitui o corpo discente das universidades e geram subsídios para a elaboração de políticas públicas destinadas a atender demandas em áreas como a assistência estudantil.

A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace).

Estudos anteriores, também realizados pela Andifes, mostram a evolução do perfil dos graduandos, que tem-se modificado em razão de processos seletivos massivos, como o Enem, da criação de mais de 300 campi no interior do país e da Lei de Cotas, de 2013, que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil.

Os outros levantamentos revelam, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo. Os dados provam que está equivocada a ideia de que os alunos de universidades públicas pertençam às camadas sociais com rendas mais altas.

Dirigentes da Andifes e da Fonaprace ressaltam que os indicadores gerados pela pesquisa ajudam a elevar a eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais, subsidiam estudos diversos e a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, pronta a garantir a permanência dos discentes beneficiados pelas ações de assistência estudantil.

Os estudantes estão sendo convidados a participar da pesquisa durante o período de matrícula. Ao acessarem as áreas reservadas à realização do registro pessoal, nos respectivos portais de suas universidades, os alunos encontrarão um banner com link de acesso ao questionário.

Com Assessoria de Comunicação da Andifes